Os ministros das finanças do G20 aprovaram 10/7 uma reforma tributária para as multinacionais que visa acabar com os paraísos fiscais, abrindo caminho para um grande estrondo fiscal que deve entrar em vigor até 2023. A proposta de introduzir uma alíquota global de imposto sobre as empresas de 15% já foi aprovada por mais de 130 países.
O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, descreveu o acordo como uma “vitória”. “Estamos acabando com a otimização tributária e os gigantes digitais finalmente pagarão sua parte justa nos impostos. Esta é a maior revolução tributária em um século”, acrescentou ele no Twitter.
Sua contraparte americana, Janet Yellen, disse que o acordo mostra que “o mundo está pronto para acabar com a corrida global para o fundo do poço na tributação das empresas”. “O mundo agora deve se mover rapidamente para finalizar o negócio”, ela continuou. O ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, havia dito antes do início da reunião em Veneza, Itália, que era “um momento histórico”.
Ft: euronews