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Novo terminal será construído em MS com R$ 181 milhões e contará com infraestrutura para expansão de silos, armazém de 20 mil toneladas e área offshore para atracação e operação de barcaças. Foto: Reprodução

Novo terminal será construído em MS com R$ 181 milhões

Em 2026, o PTP Group construirá um novo terminal multifuncional em Porto Murtinho (MS), às margens do Rio Paraguai

Em 2026, um novo terminal multifuncional do PTP Group será construído em Porto Murtinho (MS), com investimento de R$181 milhões. Com a obra, o município consolida o principal entroncamento hidroviário e rodoviário da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

O complexo será instalado às margens do Rio Paraguai, no km 2.322, em uma área total de 352,5 hectares. A estrutura planejada para atender as cadeias estratégicas de grãos, fertilizantes e carga geral, deve movimentar anualmente 1,15 milhão de toneladas de grãos, 700 mil toneladas de fertilizantes e 1 milhão de toneladas de cargas diversas.

O complexo contará com infraestrutura para expansão de silos, armazém de 20 mil toneladas e área offshore para atracação e operação de barcaças.

O projeto já recebeu a licença de supressão vegetal e a licença de instalação emitidas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Além disso, a Licença Prévia do empreendimento já teve todo o estudo ambiental apresentado ao insdtituto, e o processo segue em análise técnica.

Segundo o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a implantação do terminal multifuncional marca uma nova etapa para o desenvolvimento logístico do estado. Contudo, este é o terceiro porto em implantação em Porto Murtinho.

O terminal ampliará a capacidade hidroviária e conectará a produção sul-mato-grossense a mercados do Atlântico e do Pacífico.

O projeto executivo prevê execução físico-financeira distribuída em dez meses. Contudo, o investimento total inclui obras civis, infraestrutura portuária e implantação dos sistemas de armazenagem e movimentação de cargas.

Reunião e acordos

Nesta semana, o governador Eduardo Riedel se reuniu em seu gabinete e debateu a ampliação da cooperação internacional com a província de Entre Rios, na Argentina, onde o PTP Group mantém operação portuária.

A ampliação deve fortalecer o corredor logístico entre Mato Grosso do Sul, portos argentinos e o hub de Nueva Palmira, no Uruguai. Desse modo, ampliando as rotas de exportação e criando alternativas de importação via hidrovia. Além de favorecer o comércio boliviano, que tem aumentado o uso do Rio Paraguai.

Riedel propôs aos governos e províncias, a criação de modelo de governança para a hidrovia similar ao desenvolvido na Rota Bioceânica, instalando um fórum de governadores subnacionais para tratar conjuntamente de infraestrutura, regulação e expansão das operações ao longo do Rio Paraguai.

Junto a isso, Brasil e Paraguai avançam nas tratativas finais para lançar, em 2026, a 1ª licitação hidroviária do trecho entre Corumbá e Porto Murtinho. Sendo assim, medida essencial para elevar a navegabilidade e garantir a sustentabilidade do corredor logístico.

“Essa é a decisão que tomamos: não virar as costas para o Pacífico e também não virar as costas para o nosso ‘Mississippi’, o Rio Paraguai. A integração logística é a base do novo ciclo de desenvolvimento do Estado”, reforçou Verruck.

Fonte: Gov.MS