O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima que as exportações brasileiras de soja no ano-safra de 2021-22 atinjam um recorde de 94 milhões de toneladas.
As exportações brasileiras de soja para a safra 2021-22 devem superar a atual e estabelecer um novo recorde próximo a 100 milhões de toneladas. O relatório é da Global Agricultural Information Network (GAIN) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O USDA estima que as exportações brasileiras de soja no ano-safra de 2021-22 atinjam um recorde de 94 milhões de toneladas. As expectativas de alta nas exportações são atribuídas à oferta disponível, a uma taxa de câmbio favorável e à contínua forte demanda global. Os analistas de mercado não esperadam uma queda na demanda por soja, mesmo com uma possível nova onda de surtos de COVID-19.
Deve totalizar 143,5 milhões de toneladas
A produção brasileira de soja na campanha de comercialização de 2021-22 deve totalizar 143,5 milhões de toneladas. Os dados são reflexos da expansão da produção e no uso crescente de sementes de soja geneticamente modificadas.
O USDA prevê que o processamento doméstico de soja aumentará 2% no ano comercial de 2021-22 em relação ao anterior, para um total de 47,7 milhões de toneladas. O aumento é baseado na crescente demanda por óleo de soja e farelo de soja no mercado interno.
O consumo brasileiro de farelo de soja deve aumentar com o aumento da produção de carne bovina e suína. O USDA estima que o consumo na campanha de comercialização de 2021-22 atinja 19,9 milhões de toneladas. Trata-se de um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Ft:opetroleo