Você está visualizando atualmente Novembro Azul terá seminário para profissionais da saúde
O tema “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro!”, o seminário vai abordar diversos temas relacionados à saúde

Novembro Azul terá seminário para profissionais da saúde

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente

Seminário organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai discutir, em Campo Grande, na próxima quarta-feira (9), as diversas formas de cuidado com a saúde do homem, a ação integra o calendário “Novembro Azul”, campanha dedicada à promoção da saúde masculina em todo o Brasil.

Cerca de 120 profissionais de todo o Estado já se inscreveram para participar do evento, que será feito durante todo o dia na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Assim, os profissionais capacitados pela SES vão trabalhar em ações locais organizadas pelas prefeituras.

Novembro Azul

Com o tema “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro!”, o seminário vai abordar diversos temas relacionados à saúde. Isso porque há muito tempo o “Novembro Azul” deixou de ser dedicado apenas à prevenção do câncer de próstata para abordar a saúde integral. A preocupação não é só com tumores, mas sim com todas as condições que podem afetar o bem estar deles.

No conteúdo programático do seminário estão confirmadas palestras sobre abordagens de paciente com mal súbito; novos tratamentos para câncer de próstata. Direitos do homem e lei do acompanhante; saúde mental; acidente de trânsito; atividade física e prevenção de doenças crônicas; saúde óssea. Relação do câncer e de doenças sexualmente transmissíveis com a boca; e acolhimento e acesso dos homens na atenção primária à saúde.

O Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aliás, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Fonte: PM de Campo Grande