Especialista em saúde louvaram a iniciativa governamental que quer proibir o cigarro para as novas gerações
A Nova Zelândia proibirá cigarros para as gerações futuras. O país quer proibir a venda de tabaco para sua próxima geração, em uma tentativa de acabar com o fumo.
Essa medida vale, portanto, para qualquer pessoa nascida depois de 2008. Não poderá comprar cigarros ou produtos derivados do tabaco em sua vida, sob uma lei que deve ser promulgada no próximo ano.
“Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar”, disse a ministra da Saúde, Dra. Ayesha Verall.
A medida é resultado de uma ampla repressão ao fumo anunciada pelo ministério da saúde da Nova Zelândia na quinta-feira (8).
Os médicos e outros especialistas em saúde do país saudaram as reformas “líderes mundiais”. Elas reduzirão, nesse sentido, o acesso ao tabaco e restringirão os níveis de nicotina nos cigarros.
Medida que Nova Zelândia proibirá cigarros
Isso vai ajudar as pessoas a parar de fumar ou mudar para produtos menos nocivos e tornar muito menos provável que os jovens se tornem viciados em nicotina, ressaltou a professora Janet Hook, da Universidade de Otago.
A repressão foi, no entanto, recebida com reações mistas.
“Acho que é uma boa jogada, de verdade”, disse um homem à agência de notícias Reuters. “Porque agora há um monte de crianças andando por aí com cigarros na boca. O público está perguntando como eles estão conseguindo esses cigarros.
“E também é bom para mim porque posso economizar mais dinheiro.”
No entanto, outros alertaram que a mudança pode criar um mercado negro para o tabaco – algo que a declaração oficial de impacto do ministério da saúde reconhece, observando que “a alfândega precisará de mais recursos para fazer cumprir o controle nas fronteiras”.
“Tudo isso é 100% teoria e 0% substância”, disse Sunny Kaushal, presidente do Dairy and Business Owners Group, um grupo de lobby de lojas de conveniência locais, ao site de notícias Stuff da Nova Zelândia. “Vai haver uma onda de crimes. Gangues e criminosos vão preencher a lacuna”.
Níveis muito baixos de nicotina nos cigarros
Chris Bullen é professor de Saúde Pública da Universidade de Auckland. Ele disse, portanto, que o plano do governo é líder mundial e uma virada de jogo em potencial. Trata-se, particularmente, da mudança para permitir apenas níveis muito baixos de nicotina nos cigarros.
Se implementadas conforme descrito, as medidas “podem ser apenas o passo mais significativo que daremos como nação para reduzir mortes e doenças evitáveis e reduzir as iniquidades em saúde nos próximos anos”, disse ele.
No passado, o governo aumentou os impostos sobre o consumo do tabaco, elevando o preço do fumo em um esforço para desencorajar o hábito. Mas a política atraiu críticas porque aumentou os custos para famílias de baixa renda, onde o fumo é mais comum.
Fonte: Jc.ne10 e Aljazeera