No momento, você está visualizando Apesar das chuvas irregulares, situação geral das lavouras de soja ainda é boa em Dourados
Apesar das chuvas desiguais em Dourados, as lavouras de soja cultivadas no município, tem apresentado boas condições de desenvolvimento na área cultivada de 223 mil hectares. Foto: Reprodução

Apesar das chuvas irregulares, situação geral das lavouras de soja ainda é boa em Dourados

Entenda a situação das lavouras de soja no município de Dourados

As lavouras de soja cultivadas em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, apresentam boas condições de desenvolvimento na área cultivada de 223 mil hectares, apesar do quadro de chuvas irregulares na região, informa o departamento técnico da Coperplan.

A princípio, segundo o engenheiro-agrônomo Raul Campos, a situação tem variado bastante. Desse modo, em algumas áreas, que correspondem entre 10% a 15% do total cultivado, não chove há mais de um mês, o que preocupa os produtores. Em outras, as chuvas seguem ocorrendo, embora de forma esparsa, mas as lavouras seguem muito boas. A saber, como o plantio ocorreu de setembro a dezembro, as lavouras têm variado muito entre os estágios de desenvolvimento, entre as fases de enchimento de grãos e floração.

Apesar das chuvas irregulares, situação geral das lavouras de soja ainda é boa em Dourados, veja mais detalhes a seguir

Raul afirmou que caíram poucas chuvas na semana passada e que a previsão indica tempo aberto em Mato Grosso do Sul até o dia 12. Depois disso, as chuvas devem começar a voltar a atingir o estado. Portanto, a expectativa é de que haja uma normalização das precipitações no estado a partir da segunda metade de janeiro.

Levantamento de Safras & Mercado indica que a área de soja cultivada em Mato Grosso do Sul deve ficar em 4,350 milhões de hectares na temporada 2024/25. Contudo, os agricultores devem aumentar a área plantada em 1,4% em relação aos 4,290 milhões de hectares do ano passado.

Em 2024/25 é esperado para a produção da safra de soja 15,582 milhões de toneladas

Por fim, a produção esperada para a safra de soja é de 15,582 milhões de toneladas em 2024/25. 19,3% acima das 13,062 milhões de toneladas obtidas em 2023/24. Desse modo, o rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.600 quilos por hectare, contra os 3.060 quilos por hectare colhidos no ano passado.

Fonte: Coperplan