Um plano de ação que prevê iniciativas para identificar e divulgar ambientes
O Ecossistema de Inovação de Naviraí, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo do município.
Dessa forma, o trabalho para a formação do ecossistema começou no ano passado, com o mapeamento dos atores e reuniões para a mobilização da governança. A chegada do Programa Cidade Empreendedora em Naviraí, em maio de 2022, teve um papel importante no apoio à integração das entidades e auxiliou no processo de criação
Por isso, o Ecossistema de Inovação é composto por diversos agentes e instituições, tendo como proposta integrar os empreendedores locais e fazer com que eles participem do processo.
Durante a solenidade de lançamento, apresentado um plano de ação que prevê iniciativas para identificar e divulgar ambientes que possam ser utilizados para a promoção da inovação, como por exemplo, prestação de serviços na área de tecnologia, laboratórios no município e espaços de coworking [estrutura planejada e pensada para o trabalho autônomo ou coletivo, entre equipes ou empresas].
Então, representando o Executivo Municipal na solenidade, o titular da Gerência de Desenvolvimento Econômico destacou a importância da união entre instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento da região.
“Estamos muito felizes porque o poder público, a universidade, a associação comercial e o Sebrae se uniram para trazer o futuro. Um futuro que todos nós esperamos e almejamos, em que todos possam participar. É dessa forma que estamos trabalhando”, afirmou.
Compõem o Ecossistema de Inovação de Naviraí as instituições:
Sebrae/MS, Prefeitura Municipal de Naviraí, Sindicato Rural de Naviraí, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Anhanguera, e as empresas Rádio Cidade FM 87,9, Forbat Advocacia, Escolas Fisk e Carioca’s Sushi Bar.