Naviraí inicia 2026 com foco na educação infantil
Naviraí entra o ano de 2026 projetando mais investimento na educação infantil. No primeiro ano da atual gestão, a Prefeitura, por meio da Gerência de Educação, conseguiu reduzir em 60% a fila de espera por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade, beneficiando crianças de 0 a 3 anos.
O número de crianças aguardando vaga caiu de 724, em 2024, para 256 até dezembro de 2025, refletindo o comprometimento da atual administração. A gestão implementou, desde o início do ano, ações estratégicas que resultaram diretamente nessa conquista inédita.
“Zerar a fila das creches é, acima de tudo, uma das metas prioritárias da nossa gestão”, destacou o prefeito Rodrigo Sacuno. Ele acrescentou, ainda, que “os números mostram que, com muito trabalho, planejamento e o empenho de toda a equipe da educação, estamos avançando com êxito”.
Essa redução foi possível, portanto, graças à gestão eficiente. Ela será consolidada com a abertura de novas unidades educacionais e a ampliação das vagas. Isso ocorrerá, por exemplo, com o CMEI João Batista Venancio, que atenderá mais 90 crianças já no início do ano letivo de 2026. Do mesmo modo, a creche do Nelson Trad deve ser inaugurada ainda no 1º semestre.
O Gerente de Educação, Prof. André Santana, detalhou, ademais, as ações que têm contribuído para essa melhoria. Ele explicou que a equipe realiza constantemente um trabalho minucioso no acompanhamento dos dados escolares, nas visitas periódicas às unidades e no contato contínuo com as famílias.
“O trabalho feito pelas nossas coordenadoras identifica crianças com mais de 15 faltas sem justificativa e acionamos os responsáveis para esclarecer a situação ou efetuar o desligamento quando necessário. Também realizamos busca ativa quando os alunos apresentam faltas consecutivas de vários dias, abrindo vagas para outras crianças que aguardam na lista”, disse André.
Matrículas
A Gerência de Educação da Prefeitura começará, a princípio, a receber no dia 19 de janeiro as matrículas de alunos novos que desejam ingressar na rede em 2026. O processo todo ocorre, portanto, de forma digital. De acordo com o Prof. André Santana, os atuais alunos têm, assim, renovação de matrícula automática.
Ao todo, a rede municipal de Naviraí deverá atender 8.300 alunos. Eles estarão distribuídos nas 24 unidades escolares que compõem a rede. São, portanto, 9 escolas com 4 extensões destinadas ao ensino fundamental, além de 8 unidades e 3 extensões que atendem do 1º ao 9º ano.
Fonte: PM Naviraí





