O último dia do evento da água em Naviraí contou com a realização de uma mesa-redonda intitulada: “Escassez Hídrica na Bacia do Rio Paraná”
A Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí – GEMA encerrou (24) as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. Foram três dias de programação que contou com a participação de várias instituições, com coordenação da equipe técnica da Gerência.
No dia 22, realizou-se duas palestras intituladas “A importância da Água” para alunos do Colégio Naviraí, e ministradas pela Polícia Militar Ambiental de Naviraí. Sob a coordenação do Comandante Ismael Carlos Frais Júnior, a Sargento Vitória e o Cabo Vanderlei Cordeiro. Apresentou-se aos alunos os múltiplos usos da água, a importância da preservação desse recurso natural e as ações de fiscalização.
Os alunos do 4º ano da EMEF Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana estiveram em uma aula de campo na quarta-feira (23). Contou, portanto, com a equipe técnica da Usina Rio Amambai Agroenergia. E apresentou-se, por fim, o trabalho de conservação de água e solo, cuidado com os recursos naturais, realizado plantio de mudas nativas na Área de Preservação Permanente do Córrego do Touro e monitoramento com drone.
Dia Mundial da Água em Naviraí
O último dia das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água contou, portanto, com a realização de uma mesa-redonda intitulada: “Escassez Hídrica na Bacia do Rio Paraná” com a mediação do Gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e participação do Gerente de Recursos Hídricos do IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Leonardo Sampaio. E, ainda, da Professora Pós-doutora do NUPELIA – UEM – Universidade Estadual de Maringá, Dayani Bailly Fernandes.
A mesa-redonda contou, portanto, com a participação de acadêmicos do Instituo Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Curso Técnico em Agropecuária da Pró Mais Educacional e Pólo UNIGRAN Naviraí.
“Estas ações e práticas educativas têm por objetivo a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais. E, sobretudo, despertar sobre a importância da participação de todos na defesa da qualidade do meio ambiente, na construção de valores sociais e atitudes voltadas para a preservação”, explica o gerente de Meio Ambiente.
Ele enfatizou, no entanto, a importância das parcerias na construção de um Meio Ambiente saudável. E equilibrado para a garantia de qualidade de vida para toda a população.
“Precisamos disseminar que todos somos responsáveis na preservação dos recursos hídricos. Não poluindo mananciais. E que, diariamente, práticas repetidas de consumo inteligente, equilibrado e sustentável são absolutamente necessários para garantirmos o acesso à água”, finalizou Luiz Alberto Ávila Júnior.