No momento, você está visualizando A saúde celebra o segundo transplante renal de atendido pelo centro de hemodiálise Sakae Kamitani
Naviraí comemora segundo transplante renal de paciente atendido pelo Centro de Nefrologia Sakae Kamitani, em apenas um ano da clínica Foto: PM Naviraí

A saúde celebra o segundo transplante renal de atendido pelo centro de hemodiálise Sakae Kamitani

Naviraí comemora segundo transplante renal

A saúde de Naviraí registra mais um marco importante: o município comemora o segundo transplante renal de paciente atendido pelo Centro de Nefrologia Sakae Kamitani, em apenas um ano de funcionamento da clínica. Um resultado que reforça a qualidade do atendimento oferecido e o compromisso do município com a vida.

O paciente Claudemir Martins da Silva, de 49 anos, é o segundo transplantado acompanhado pela unidade. Ele estava em tratamento de hemodiálise e inserido na fila de transplantes desde outubro de 2024, aguardando há pouco mais de um ano. O procedimento ocorreu com sucesso (17), no Hospital do Roccio, em Campo Largo (PR). Claudemir passa bem e segue em recuperação.

O paciente foi referenciado pela UCM – Unidade Crítica Médica, clínica do Dr. Antônio Pedro, de Dourados, que atua em Naviraí como prestadora de serviço. No município, o atendimento é realizado pelo Centro de Nefrologia Sakae Kamitani, unidade que vem se consolidando como referência no cuidado aos pacientes renais.

Integração entre setores e parceiros

O sucesso do transplante só foi possível graças à integração entre diferentes setores e parceiros. Nesse contexto, destacou-se o Setor de Assistência Social da instituição de Nefrologia Sakae Kamitane, responsável por tramitar todo o processo de trânsito. Além disso, o Setor de Regulação Ambulatorial e o TFD (Tratamento Fora do Domicílio) foram responsáveis pela organização ágil e precisa de toda a documentação necessária. Outro ponto fundamental foi o Transporte Sanitário, que garantiu o deslocamento do paciente em tempo hábil. Claudemir tinha apenas nove horas para chegar ao hospital e se preparar para o procedimento cirúrgico.

O Município de Naviraí deu todo o suporte necessário para a realização do transplante. Assim, demonstrou, na prática, o compromisso da gestão com a saúde pública. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, especialmente em relação aos repasses, a Prefeitura conseguiu manter os serviços de hemodiálise com qualidade. Além disso, manteve o atendimento com responsabilidade e humanidade.

Mais do que números, portanto, cada transplante representa uma nova chance de vida. Assim, traz esperança renovada para o paciente e sua família. Além disso, dá a certeza de que investir em saúde é investir no futuro das pessoas.

Em síntese, Naviraí segue avançando e cuidando de gente. Dessa forma, mostra que, quando há união, planejamento e compromisso, resultados que transformam vidas acontecem.

Fonte: PM Naviraí