O dia 25 de dezembro, Natal, é feriado nacional, por isso, os atendimentos em Bancos, Correios e lotéricas serão diferenciados. Também é necessário ficar atento, especialmente com a abertura de supermercados, que pode variar conforme a região.
Repartições públicas
Muitas cidades decretaram recesso entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro, por isso as repartições públicas não vão abrir. A exceção é para os chamados serviços essenciais: saúde, transporte, segurança e abastecimento de água e energia elétrica seguem com esquemas de plantão.
Bancos
Todas as agências bancárias do país não vão abrir no dia 25. Carnês e contas com vencimento na data podem ser pagos no dia 26 de dezembro, sem cobrança de juros. Os bancos vão abrir normalmente na sexta (26), afirma a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
No dia 24, as agências vão funcionar das 9h às 11h (horário de Brasília), ainda segundo a Febraban. As áreas de caixas eletrônicos podem continuar abertas ou não após esse período, a depender da agência.
Além disso, o Pix segue funcionando normalmente.
Bolsa de Valores
A Bolsa (B3), em São Paulo, vai funcionar apenas para alocações de registro no balcão no dia 24. No dia 25, todas as negociações estarão suspensas. Por outro lado, no dia 26, tudo volta à normalidade.
INSS
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar fechadas na quinta-feira (25). Contudo, as atividades serão retomadas na sexta (26), normalmente.
O telefone 135 estará disponível para informações durante o feriado.
Correios
Agências vão ficar fechadas nos dias 24 e 25. As entregas de cartas e correspondências também não vão acontecer nestes dias, segundo os Correios.
Tudo volta a abrir normalmente na sexta-feira (26). Por outro lado, as agências que abrem aos sábados também seguirão os horários normais.
Lotéricas
Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não. Em geral, as casas ficam abertas no dia 24 até 14h e só reabrem no dia 26, o que também deve acontecer este ano.
Shoppings e comércio de rua
Alguns supermercados costumam abrir no dia de Natal, mas em horários reduzidos. O comércio de rua de muitas cidades está com horários ampliados nos dias anteriores e não abrem no dia 25. A maioria dos shoppings deve permanecer fechada no Natal, mas não há uma regra geral.
Postos de combustíveis
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.
Rodízio de veículos em SP
Na cidade de São Paulo, o rodízio de veículos está suspenso desde o dia 22 até 9 de janeiro. Portanto, veículos com quaisquer placas podem circular livremente no centro expandido durante o período de fim e começo de ano. A restrição se mantém apenas a caminhões.
Por fim, o rodízio para carros só vai voltar a valer no dia 12 de janeiro, uma segunda-feira.
Fonte: uol






