Mutirão de Saúde Mental em Campo Grande, já realizou 681 agendamentos de pacientes, em poucos dias, confira
O Mutirão da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo atender aos pacientes que aguardam consulta em psiquiatria através do Sisreg, já realizou 681 agendamentos desde o dia 17 de fevereiro. A Sesau observa um absenteísmo de 30% entre os pacientes que confirmaram que iriam à consulta em um primeiro momento.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Gislayne Budib, lamenta: “Esse número nos preocupa muito, porque muitas pessoas faltam às consultas e impedem o atendimento de outros pacientes”. Para ela, a presença de todos os que confirmaram a consulta tornaria o mutirão ainda mais efetivo.
Dos quase 700 pacientes agendados para a consulta de triagem com médico psiquiatra, o CAPS continuará fazendo acompanhamento de 230 e o profissional que atua na equipe e-Multi acompanhará outros 204 na unidade de referência da região onde os usuários moram.
“Infelizmente, o absenteísmo é uma realidade em todas as especialidades aqui na Capital, mesmo informando com antecedência, ainda temos um índice de faltosos muito elevado. Por isso, a Secretaria tem buscado alternativas como forma de evitar que o paciente não compareça”, informa a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.
Ela ainda completa que ferramentas como SMS e Whatsapp estão se tornando aliados da pasta no combate ao absenteísmo, uma vez que notificam o paciente da consulta e ele pode, dentro de um prazo estabelecido, confirmar a presença ou até mesmo cancelar o atendimento, permitindo que outra pessoa ocupe aquela vaga.
Mutirão da Saúde Mental Infanto-Juvenil
Crianças e adolescentes que aguardam pelo agendamento com psiquiatras também passarão por um mutirão, que acontecerá no próximo dia 15 de março. Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, o objetivo é zerar a fila de pacientes residentes em Campo Grande.
“Já estamos realizando a capacitação de servidores e de voluntários para atendimento das famílias e pacientes. Estas pessoas atuarão em diversas frentes, desde orientação e encaminhamento aos consultórios até na recreação dos pacientes. Uma vez que eles estarão na unidade de saúde aguardando o atendimento”, conclui Gislayne.
Fonte: PMCG