O palco do torneio será o Estádio Nacional Mané Garrincha, no coração da capital federal
Contagem regressiva para o nacional! Faltam dois dias para a maior competição de robótica educacional do Brasil. É o Festival Sesi de Robótica, que vai reunir em Brasília (DF) as principais equipes do país para disputas eletrizantes em quatro modalidades, entre os dias 15 e 18 de março.
Por isso, o palco do torneio será o Estádio Nacional Mané Garrincha, no coração da capital federal.Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 18 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia.
Dessa forma, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.
Então, mais de 2 mil estudantes são esperados para participar do evento, que é gratuito e aberto ao público. Mato Grosso do Sul será representado por oito equipes, oriundas de todas as sete escolas.
Rede Sesi de Educação no Estado:
Tera Robotics (Três Lagoas), Mac Robots (Maracaju), Tupitech (Corumbá), Alphadroids (Aparecida do Taboado), Tech Vikings – FRC (Naviraí), Tech Vikings – FLL (Naviraí), BR Racing (Dourados) e Peregrine Race (Campo Grande).
Contudo, o assessor de tecnologias educacionais do Sesi MS Fabio Sousa, que atuará como um dos árbitros do festival, destaca que todos os estudantes que alcançam o torneio nacional já podem se sentir vencedores, independentemente de troféu ou medalha.
“Todos os alunos são campeões. Agora, o objetivo final é se divertir e colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo da temporada. Então, nossos alunos trabalharam bastante para esse evento”.
Em 2022, Mato Grosso do Sul obteve uma conquista inédita em festivais nacionais de robótica. Mas, a equipe MegaMentes, da Escola Sesi de Dourados, faturou o troféu na categoria técnica Design de Robô da modalidade FIRST LEGO League (FLL). Então, confira o que rolou na última edição do Festival Sesi de Robótica.
Conheça as modalidades em disputa no Festival Sesi de Robótica
FIRST LEGO League Challenge (FLL)
Alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds.
Por exemplo, o time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Energia.
FIRST Tech Challenge (FTC)
Estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks.
Dessa forma, os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
FIRST Robotics Competition (FRC)
Categoria mais complexa, envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 kg e têm mais de 1,5 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena.
F1 in Schools
O projeto educacional da FÓRMULA 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes.
Sendo assim, as equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.