Você está visualizando atualmente MS: Gestantes TEA terão acompanhamento pré-natal e pós-parto
O objetivo do projeto é a reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil, uma vez que a gravidez de gestante com TEA é considerada de alto risco

MS: Gestantes TEA terão acompanhamento pré-natal e pós-parto

A proposta prevê que a Secretária de Estado de Saúde forneça acompanhamento psicológico e psiquiátrico à gestante

Mato Grosso do Sul (MS) poderá ter um programa de acompanhamento pré-natal e pós-parto de gestantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa está no Projeto de Lei 253/2022, protocolado na segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta, as gestantes receberão atendimentos ginecológico, obstétrico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico durante e depois da gestação.

O objetivo do projeto é a reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil, uma vez que a gravidez de gestante com TEA é considerada de alto risco. A proposta prevê que a Secretária de Estado de Saúde forneça acompanhamento psicológico e psiquiátrico à gestante, além do acompanhamento ginecológico, obstétrico e pediátrico a ser realizado pelo Sistema Único de Saúde.

Na justificativa do projeto em MS, tem a informação que, nas gestantes com TEA, as transformações comuns na gravidez  mais acentuadas, devido a aspectos sensoriais e psicológicos. Por isso, é importante que essas mulheres tenham  atenção especial.

Depois de apresentada em sessão plenária, a proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer quanto à constitucionalidade for favorável, o projeto continua tramitando com votações em comissões de mérito e no plenário.

Mais Notícias

Empresa abre processo seletivo exclusivo para mulheres negras

O grupo educacional Cogna está com as inscrições abertas para o primeiro Programa de Trainee voltado às mulheres negras (cis ou trans). De acordo com o edital, são 15 vagas disponíveis sendo o salário de R$ 8 mil, além de benefícios trabalhistas. A empresa explica que o projeto tem o objetivo de preparar este público para ocupar cargos de liderança.

Assim, para participar, as interessadas devem ter concluído a graduação entre 2016 e o primeiro semestre de 2022 em qualquer instituição de ensino superior, além de ter disponibilidade para jornada de trabalho de 44 horas semanais, com atuação em modelo híbrido em São Paulo ou remota, dependendo da área de atuação.

As inscrições seguem até o dia 1 de novembro pelo site www.99jobs.com. O processo seletivo do programa de trainee terá entrevistas com o time de Gente e Cultura e lideranças, avaliação de alinhamento cultural, dinâmicas, além da apresentação de um case final para a diretoria executiva da empresa.

As aprovadas passarão por uma jornada de aprendizagem com desenvolvimento para se tornarem líderes. O programa terá uma duração de 18 meses no modelo de job rotation para que possam conhecer todas as áreas da Cogna.

Além disso, o programa oferece uma trilha de desenvolvimento que conta com uma curadoria especial de cursos e trilhas, cursos de curta duração, bolsas de pós-graduação, palestras e encontros com o Indique Uma Preta e convidados, além de mentoria.
ms-gestantes-tea-terao-acompanhamento-pre-natal-e-pos-parto

Fonte: al.ms.gov