No momento, você está visualizando Mato Grosso do Sul destaca ecoturismo, gastronomia, música e sustentabilidade na Festuris 2025
MS destaca ecoturismo, gastronomia, música e sustentabilidade na Festuris 2025, realizada no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado (RS). Foto: Reprodução/Débora Bordin

Mato Grosso do Sul destaca ecoturismo, gastronomia, música e sustentabilidade na Festuris 2025

Mato Grosso do Sul (MS) marca presença na Festuris 2025, que começa nesta quinta-feira (6) e segue até 9 de novembro

Mato Grosso do Sul (MS) marca forte presença na Festuris 2025Feira Internacional de Turismo, que começa nesta quinta-feira (6) e segue até 9 de novembro no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado (RS). O evento, considerado um dos maiores negócios turísticos das Américas, reúne destinos, marcas e profissionais do trade em uma vitrine internacional de tendências e oportunidades.

Durante o evento, Mato Grosso do Sul apresentará suas principais experiências e atrativos, reforçando o posicionamento do estado como referência nacional em ecoturismo, turismo de natureza e sustentabilidade. A participação, contudo, visa fortalecer a presença do destino nos mercados nacional e internacional. Além de ampliar conexões com o trade turístico e divulgar os diferenciais que fazem do estado um dos destinos mais autênticos e sustentáveis do país.

“Como todo ano, a Festuris fecha o ciclo de eventos do turismo e não poderíamos deixar de estar presentes em uma das principais feiras nacionais. Vamos promover e divulgar Mato Grosso do Sul para o mercado brasileiro e para o público da região Sul, que é um dos principais emissores para os destinos de MS”, destaca o diretor de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Breno Amorim.

Confira as ativações de MS no evento:

Espaço LGBT+ Diversidade / Acessibilidade

O destino contará com uma mesa de atendimento no espaço temático voltado ao público LGBT+, além de uma apresentação de 20 minutos destacando as ações de inclusão, hospitalidade e experiências acolhedoras em Bonito, Pantanal e Campo Grande.

Apresentação e lançamento nacional do projeto “Pantanal JAM – Canções com sons da natureza”

O projeto musical inédito, que une artistas e sonoridades do Pantanal aos sons naturais captados na região, como aves, águas e ventos, foi lançado oficialmente durante o Visit Brasil Gallery – Pantanal. Além disso, o evento foi promovido pela Embratur em Nova Iorque.

Projeto Arara Azul

O estande trará uma instalação cenográfica com um pilar simulando o tronco de uma árvore e um ninho artificial de arara-azul. Um QR Code interativo direcionará o visitante ao site do Instituto Arara Azul, destacando o trabalho de conservação da espécie e da biodiversidade sul-mato-grossense.

Carbono Neutro

O estande do Mato Grosso do Sul será carbono neutro, com compensação de até 15 toneladas de CO₂. Sobretudo, a ação integra o Programa Selo Carbono Neutro que monitora e neutraliza as emissões geradas pelo deslocamento dos participantes e pelas operações do estande.

Cooking Show – Sabores de Mato Grosso do Sul

Com duas apresentações diárias (às 15h e às 18h no estande de MS) os chefs Juanita, Marcílio Galeano e Lucas Caslu apresentarão receitas que traduzem a identidade gastronômica do estado, como steak tartare de carne de sol, sashimi pantaneiro, caldo de piranha, paçoca de carne de sol com espuma de Queijo Nicola e doce de leite do Rio da Prata. Contudo, o espaço gastronômico será uma vitrine dos sabores, ingredientes e tradições que tornam a culinária sul-mato-grossense única.

A Festuris

Por fim, com mais de três décadas de história, a Festuris se consolidou como o maior evento B2B do setor no país. Além disso, em 2024, recebeu 53 destinos internacionais e se destacou como um dos encontros mais efetivos em geração de negócios para o turismo brasileiro.

Fonte: Gov.MS