A moda Brazilcore, que traz camisas da seleção brasileira como destaque, se tornou tendência e até causou polêmicas; entenda
Em ano de Copa do Mundo, camisas e acessórios da seleção brasileira, assim como outras roupas ligadas ao Brasil, sempre fazem certo sucesso, né? Porém, nesse ano, algo diferente aconteceu: até mesmo algumas influenciadoras e fashionistas internacionais começaram a utilizar peças relacionadas ao nosso país — e foi assim que surgiu a tendência apelidada de moda “Brazilcore” ou “Brazil Aesthetic”.
Quer entender melhor essa história? Confira um pouco mais a seguir:
O que é a moda Brazilcore?
A moda Brazilcore ou Brazil Aesthetic é uma tendência ligada às roupas que, de alguma forma, tenham relação com o Brasil. Ou seja, vale camisas da seleção, peças nas cores verde e amarelo ou até outras roupas ou acessórios que lembrem a cultura do nosso país. E um dos principais motivos para essa tendência ter surgido agora pode ser justamente a Copa do Mundo, que vai acontecer ainda esse ano e tem o Brasil como o maior vencedor de todos os tempos.
E o Brazilcore não tem aparecido apenas no nosso país, já que várias influenciadoras e fashionistas internacionais também estão aderindo à tendência. Muitas delas, por exemplo, publicaram recentemente em suas redes sociais fotos usando camisas da seleção brasileira.
Mas não para por aí, viu? A Semana de Moda de Copenhagen, por exemplo, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de agosto, também mostrou como o Brazil Aesthetic está na moda. Isso porque, durante o evento, várias pessoas foram vistas usando chinelos Havaianas, calçados bem típicos do nosso país e que foram popularizados no exterior recentemente pela influenciadora Matilda Djerf.
Tendência polêmica?
É claro que o uso de roupas ligadas à seleção brasileira realmente cresce aqui no país em épocas de Copa do Mundo. Afinal de contas, o Brasil não é reconhecido como o “país do futebol” à toa. Porém, a ideia de que o Brazilcore tenha se tornado uma tendência, inclusive internacional, neste ano acabou causando polêmicas, com várias pessoas questionando o surgimento da trend nas redes sociais.
O principal ponto, nesse sentido, é que o Brazilcore ou Brazil Aesthetic só virou tendência quando mulheres ricas e brancas começaram a aderir ao conceito. Isso porque a estética ligada às camisas de futebol sempre esteve atrelada à periferia do nosso país e isso nunca foi chamado de “tendência” antes.
Inclusive, usar esse tipo de roupa foi algo ridicularizado e considerado “brega” ou “feio” por muitas pessoas ao longo dos anos. Por isso, para muitas pessoas, vale refletir sobre como essa apropriação da estética periférica vem sendo realizada por quem tem um alto poder aquisitivo e o porquê de só agora isso ser considerado uma tendência da moda.
Fonte: terra