Hoje, quarta-feira (8), o Ministério da Cultura lança curso livre de animação digital, na plataforma Escult
Nesta quarta-feira (8), o Ministério da Cultura (MinC) lança mais um curso livre na plataforma Escult: Animação Digital. Gratuita e totalmente on-line, a formação é voltada a estudantes e trabalhadores da cultura e também profissionais de diversas áreas interessados em ingressar ou se aperfeiçoar nesse campo criativo e técnico.
Oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult), o curso tem o objetivo de formar profissionais para a criação de animações digitais 3D de forma simples. Utilizando, contudo, diferentes metodologias e ferramentas disponíveis no mercado, com ênfase na ferramenta Blender. As inscrições vão até 8 de janeiro de 2026 e podem ser feitas pelo site escult.cultura.gov.br.
Com carga horária de 60 horas e certificado, a formação combina teoria e prática. Abordando, contudo, temas como história da animação, metodologia de produção e a lógica da animação, criação e produção de animações digitais, técnicas de modelagem 3D, animação de personagens, cenários e objetos, entre outros.
O professor Flávio Gomes de Oliveira, doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu o conteúdo. Além de Guilherme Ferreira Mendes, motion designer e animador CutOut/3D há mais de 9 anos e Renato Galhardo Neto, professor que possui mais de 13 anos de experiência nas áreas de design, ilustração e 3D.
Sobre a Escult
Em conclusão, a Escult é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Economia Criativa (SEC). Em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). Pensada, contudo, para oferecer cursos livres, formações iniciais e continuadas (FIC) e pós-graduações voltadas aos trabalhadores e empreendedores da cultura.
O que: Curso de Animação Digital
Duração: 60 horas (autoinstrucional)
Inscrições: 08/10/2025 a 08/01/2026, em escult.cultura.gov.br
Término do curso: 08/02/2026
Fonte: gov.br