No momento, você está visualizando Meta é alvo de inquérito no Brasil por impedir uso de ChatGPT e Copilot no WhatsApp
Autoridades brasileiras abriram um inquérito contra a Meta por impedir o uso do ChatGPT e do Copilot no WhatsApp. A investigação começou após mudanças na política do WhatsApp que passaram a restringir ferramentas de IA de terceiros na plataforma. Foto: Reprodução/ChatGPT

Meta é alvo de inquérito no Brasil por impedir uso de ChatGPT e Copilot no WhatsApp

Justiça do Brasil determinou (12) que a Meta suspenda novas regras que barram o ChatGPT e o Copilot no WhatsApp enquanto apura práticas anticoncorrenciais

Meta é alvo de inquérito no Brasil por impedir uso de ChatGPT e Copilot no WhatsApp. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu, (12), um inquérito administrativo contra a Meta para apurar suspeitas de abuso de posição dominante.

A investigação ocorre após mudanças na política do WhatsApp que passaram a restringir o uso de ferramentas de IA de terceiros na plataforma. Com os novos termos, serviços como ChatGPT e Copilot deixaram de funcionar no aplicativo.

A Meta mantém sua própria ferramenta, a Meta AI, integrada ao WhatsApp, além de Instagram e Facebook.

Segundo comunicado do Cade, as investigações identificaram indícios de práticas anticoncorrenciais com efeito excludente, relacionadas à aplicação dos novos termos do WhatsApp Business Solution Terms.