As Mediações de Conflitos são propostas de diálogos e implementação de uma cultura e paz nas sociedades em todo o mundo
Há cinco anos Costa Rica conta com o Núcleo de Mediações de conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore, um espaço anexo a Delegacia de Polícia Civil, voltado para a resolução consensual de questões de família, de sociedade ou de vizinhança, por exemplo, por meio de conciliação e mediação.
O Núcleo de Mediações conflitos de Costa Rica foi pioneiro em Mato Grosso do Sul. Assim desde a sua inauguração realizados 917 atendimentos, uma média de 2 mil pessoas beneficiadas.
O prefeito de Costa Rica em exercício, Roni Cota, destacou a relevância do Núcleo para a sociedade. “Os números mostram que o espaço promove o diálogo e o consenso entre as partes e tem se tornado, cada vez mais, um importante elo de ligação para a sociedade. É um método alternativo e eficiente na resolução de conflitos, menos oneroso e que incentiva a pacificação social”, destacou o gestor.
Para a coordenadora do Núcleo, Augusta Dias, “uma sociedade pacificada começa pelo diálogo, todos os conflitos gerados pela falta de uma boa conversam. Quando sentamos e conversamos resgatamos laços de amizade, amor ou respeito. Ninguém perde quando se um bom entendimento entre as partes envolvidas, pois, acaba sendo mostrado a visão do lado oposto assim como colocado no lugar do outro”, explicou ela.
“Nós temos hoje em Costa Rica a melhor Delegacia em termos estrutural graças à parceria com o Governo Municipal e neste contexto o Núcleo de Mediações surgiu para aperfeiçoar os instrumentos utilizados pela Polícia Civil. Temos também a Delegacia com o menor número de inquérito do Estado e um trabalho prestado com excelência, com colaboradores satisfeitos e emprenhados”, completou Ducatti.
Mediações de conflitos e novo delegado.
Em suma na oportunidade também apresentado o novo delegado adjunto, Jhonny Monteiro, que além de somar foças junto ao delegado titular.
Agradeço ao delegado Caique pela confiança e a toda equipe de policiais e colaboradores pela receptividade. Tenho a certeza de que Costa Rica foi a melhor escolha e por isso me comprometo a dar o meu melhor”, ressaltou Monteiro.
Fonte: Costa Rica News