O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
O Ministério da Educação (MEC) divulga a partir desta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
Assim segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros”, pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas terão divulgação em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Já o espelho com a avaliação das redações terá disponibilização em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos. Mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Aliás, entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também tem utilização como critério único ou complementar dos processos seletivos. Além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Assim em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a utilizar como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem usar para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Fonte: agenciabrasil