Recurso de R$ 4 milhões do tesouro municipal é para fomentar o microcrédito aos pequenos empreendedores
O prefeito Marquinhos Trad sancionou (13), a Lei n. 10.082/21 que institui o Programa Municipal de Microcrédito Popular. Assim, o recurso de R$ 4 milhões do tesouro municipal é para fomentar o microcrédito aos empreendedores e, com isso, avançar nas ações para retomada do crescimento econômico local. A solenidade integra o calendário alusivo ao aniversário de 122 anos da cidade.
O Programa Avançar foi construído pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e um grupo técnico.
Desse modo, o objetivo é promover a inclusão social e produtiva e o desenvolvimento sustentável. Assim como, a geração de emprego e renda entre os empreendedores individuais, microempresas e cooperativas, por meio da concessão de microcrédito e capacitação empreendedora.
Marcos Trad aposta no microcrédito para o crescimento da economia local
De acordo com o prefeito, o projeto fortalece as ações de recuperação econômica voltadas ao pequeno negócio. “Era necessário que o poder público apresentasse uma ação para estender as mãos aos mais prejudicados pela pandemia, e essa foi uma das maneiras que encontramos para avançar neste sentido”, enfatizou.
“Estamos em uma fase de recuperação econômica e, é justo fomentar o empreendedorismo, esse é um grande passo para a retomada desse crescimento. Campo Grande deve ser exemplo em todas as vertentes do poder público”, justificou o chefe do Executivo Municipal.
Em seguida, o diretor-presidente da Funsat, Luciano Martins, disse que o microcrédito será algo transformador nesse período de pandemia. “O projeto do microcrédito é mais que uma meta do plano de governo dessa gestão, está comprometida com todas as ações de combate a pandemia. Além disso, é uma gestão campeã na cobertura de vacinação e conhecida pelo caráter humanitário em suas ações, e pelo comprometimento das pastas”, explicou.
A Coordenadora de Empreendedorismo da Funsat, Catyuce de Lima, explicou que a próxima etapa será a regulamentação da Lei. “A minuta deste decreto está em andamento, juntamente com o estudo do edital de licitação da instituição financeira que vai entrar como parceira para operacionalizar o recurso. Estimamos que até o último semestre deste ano o programa será lançado”.