No momento, você está visualizando COMEÇA HOJE: Exames de mamografia gratuitos para mulheres de 40 a 69 anos serão oferecidos em Campo Grande
Mamografia gratuita está sendo oferecida à população feminina de CG com idade entre 40 e 69 anos. Ação ocorre através de unidade móvel Foto: Reprodução/PM CG

COMEÇA HOJE: Exames de mamografia gratuitos para mulheres de 40 a 69 anos serão oferecidos em Campo Grande

Mamografia gratuita será realizada em unidade móvel de CG

Mamografia gratuita está sendo oferecida à população feminina de CG, em unidade móvel estacionada no Pátio Central Shopping. Nesse sentido, a ação tem parceria com o Hospital do Amor e terá realização entre terça-feira (13) e sexta-feira (16), das 8h às 17h.

Uma unidade móvel equipada está estacionada no Pátio Central, oferecendo 60 atendimentos por dia, sendo 30 de manhã e 30 à tarde. Assim, a realização dos exames tem destino a mulheres entre 40 e 69 anos.

O atendimento é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Logo, a iniciativa busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mamografia é o principal exame para detecção da doença, aumentando sobretudo a chance de cura quando ocorre identificação do câncer nos estágios iniciais.

Sinais e sintomas do câncer de mama

O sintoma mais comum do câncer de mama é o caroço (nódulo) no seio, que pode ter acompanhamento ou não de dor. Em outras palavras, ele está presente em mais de 90% dos casos da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nem todo o caroço é câncer de mama, por isso, é importante consultar um profissional de saúde para análise. Outros principais sintomas são

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
  • Pequenos nódulos embaixo do braço ou no pescoço;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

As alterações suspeitas de câncer de mama devem passar por investigação, para esclarecimento do diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve passar pela investigação de um profissional. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve passar pela investigação.

Como é feito o exame de mamografia

A mamografia é um tipo de Raio-X realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer.

A compressão da mama é necessária para que haja distribuição do tecido da glândula mamária e assim, eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se. Dessa forma, o exame torna-se efetivo.

O eventual desconforto que pode acontecer é totalmente suportável e não deve ser uma barreira para que as mulheres deixem de fazer o exame, pois ele é fundamental para a obtenção de um diagnóstico ainda em fase inicial da doença.

Fontes: g1 e Ministério da Saúde