No momento, você está visualizando Gerência de Meio Ambiente e representante da Câmara discutem futuras parcerias com a PMA de Naviraí
O novo titular da GEMA (Gerência Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí), Geógrafo João do Carmo Neves e representante da Câmera, debateram futuras parcerias com o capitão Ortiz, na sede da PMA de Naviraí. Foto: Prefeitura de Naviraí

Gerência de Meio Ambiente e representante da Câmara discutem futuras parcerias com a PMA de Naviraí

Gerência de Meio Ambiente e representante da Câmara debatem sobre futuras parcerias com PMA do município de Naviraí

O novo titular da GEMA (Gerência Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí), Geógrafo João do Carmo Neves (Chocolate), manteve audiência com o Comandante da 2ª Companhia Ambiental da Polícia Militar de Naviraí, Capitão Ortiz. Contudo, o vereador, Regivan Moraes da Silva, e a fiscal ambiental municipal, Camila Bomfim de Carvalho Ferreira, também participaram da reunião realizada (22), na sede da PMA.

Inicialmente, o Capitão Ortiz apresentou informações sobre a atuação da PMA. Destacando que toda a bacia do rio Paraná está sob responsabilidade do 2ª Batalhão da PMA. “A demanda ambiental é muito grande, pois, são três parques ambientais estaduais e um federal, e abrange um total de 37 municípios da região sul de Mato Grosso do Sul”, observou o policial.

A escassez dos recursos hídricos foi apontada pelo Comandante como um dos problemas mais sérios da atualidade

Segundo ele, mesmo quando chove, o assoreamento desenfreado dos rios represa rapidamente as águas, dificultando até mesmo a navegação de pequenas embarcações. Contudo, os incêndios florestais – acrescentou Ortiz – também são uma de nossas grandes preocupações.

O gerente de Meio Ambiente, conhecedor profundo das questões ambientais locais e regionais, relatou a história que tornou Naviraí referência estadual em legislação ambiental municipa. E, de forma inédita, conquistou a construção da sede da PMA através de parceira entre o Governo do Estado, Prefeitura e MPE, que foi inaugurada dentro do Parque Municipal Cumandaí, em 28 de maio de 2012.

Chocolate confirmou a disposição do Município de Naviraí estabelecer parcerias importantes. Portanto, dentre eles, restabelecer um convênio com PMA que expirou em 20 de novembro do ano passado. Anunciou a construção de uma ponte de acesso ao Parque Natural Municipal “Vaca Branca”, através de compensação ambiental. E também uma sede para atender pesquisadores, acadêmicos, agentes de fiscalização e brigadistas.

“O prefeito Rodrigo Sacuno nos deu autorização para tratarmos das questões ambientais como um todo. E, este convênio, é necessário para que a PMA possa atuar em parceria com os agentes fiscais da Gerência de Meio Ambiente. E que as demais demandas nos limites do município reflitam diretamente em benefício de Naviraí. Já estamos elaborando a minuta deste convênio”, confirmou João do Carmo.

O vereador, Regivan de Moraes, antecipou ao Comandante Ortiz, que mantém ação legislativa no sentido de apoiar as questões do Meio Ambiente

“Estarei em audiência com o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, no início do mês que vem, ocasião em que estarei reivindicando emenda para investir na construção desta obra de interesse do Município e que beneficiará diretamente a PMA. É um receptivo, uma sede dentro do Parque Municipal Natural Vaca Branca. Pode contar comigo sempre”, externou Regivan.

Por fim, o Capitão Ortiz ouviu atentamente os representantes do Executivo e Legislativo e reiterou o interesse do Comando em contar com as parcerias públicas municipais e da iniciativa privada. “O trabalho preventivo tem resultado muito maior que o repressivo. Vamos afinar esta parceria”, disse o Comandante ao agradecer a visita das lideranças.