Você está visualizando atualmente ALEMS: Campanha de Combate ao Preconceito à Hanseníase
Mato Grosso do Sul passa a contar com uma Campanha de Combate de ao Preconceito à Hanseníase, por força da Lei Estadual 6.277 de 2024

ALEMS: Campanha de Combate ao Preconceito à Hanseníase

A norma incentiva o combate do preconceito

Mato Grosso do Sul passa a contar com uma Campanha de Combate de ao Preconceito à Hanseníase, por força da Lei Estadual 6.277 de 2024, publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado. A autoria é do deputado Neno Razuk (PL).

Segundo justificativa do parlamentar, a nova norma visa incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas ao combate do preconceito, “bem como divulgar informações científicas e éticas em defesa da cidadania da população com hanseníase”.

De acordo com a publicação, são objetivos da Campanha:

I – contribuir para o debate e a eliminação do preconceito contra as pessoas com essa doença;

II – reduzir o processo de exclusão social das pessoas com hanseníase;

III – incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas ao combate ao preconceito às pessoas com hanseníase;

IV – divulgar periodicamente informações científicas e éticas em defesa da cidadania das pessoas com hanseníase.

A publicação ainda autoriza que a Campanha possa acontecer em conjunto com a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase, instituída pela Lei Estadual 4.436 de 2013, que ocorreu em janeiro. Da mesma forma, “poderá firmar convênios com outros órgãos públicos, entidades, associações e empresas de iniciativa privada, sempre que necessário, a fim de estabelecer trabalhos conjuntos acerca da hanseníase”.

Antigamente essa doença era conhecida como lepra

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.
Antigamente essa doença era conhecida como lepra. E ela é acontece por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. E afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Os sintomas incluem, no entanto, manchas claras ou vermelhas na pele. E ainda mais, com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
A lepra pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.