Livro será lançado na quinta (28), 19h
O lançamento do livro “Jonir: uma trajetória de vida construída com arte”, acontece no dia 28 de abril (quinta) às 19h. Sobretudo, na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural. Que se situa na avenida Calógeras nº 3015. Na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O artista plástico Jonir Figueiredo é um dos mais produtivos da chamada “geração da divisão”. O mesmo produz sua arte há 50 anos. Contudo, para relatar as várias mudanças políticas e sociais. Que são ocorridas no território sul-mato-grossense. Aliás, grande parte desse percurso criativo está agora registrado na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural.
Enfim, a arte por meio de suas representações, procura compreender as características próprias de um momento da sociedade. Além disso, se revela como uma forma de manifestação social.
Entretanto, o leitor, além de apreciar as obras do artista, poderá fazer uma imersão na fauna e flora pantaneira. Bem como, na ancestralidade rupestre. Como também, no universo de personagens lendários e figuras míticas. Que compõem o arcabouço da memória regional. Isso tudo, ao percorrer as 100 páginas dessa valiosa publicação. E além disso, sua produção, tem o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS).
Aliás, Ara de Andrade Martins assina a autoria do livro. Onde conta a trajetória artística de Jonir. A publicação reúne obras expressivas das diferentes fases criativas do artista. Sendo assim, muitas das quais já integram acervos públicos. Bem como, de colecionadores particulares do Brasil e do exterior.
O livro de Jonir mostra sua trajetória artística
Desenhista, gravador, performer, pintor e produtor cultural. Isso tudo é Jonir Figueiredo. O mesmo iniciou sua carreira nos anos 70. E, após uma década de intensa produção consolidou-se como artista. Contudo, com a série de obras conhecida como fase Jacarés. Que configurou fortemente a preocupação ambiental em seu processo criativo.
Dessa forma, a geração do Movimento Cultural Guaicuru teve sua inspiração através de uma busca de identidade. Devido à criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977. Além disso, Jonir Figueiredo foi um de seus idealizadores. Como também, um dos fundadores. E ainda mais, um membro bastante ativo desse coletivo artístico.
Nos anos 2000, como não podia deixar de ser, Jonir também teve extensa e significativa participação. Sobretudo, no cenário de desenvolvimento e popularização das artes visuais.