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A Aeronática decidiu suspender a compra de aviões KC-390 e a Embraer discorda da decisão e diz que vai recorrer com medidas legais

KC-390: Embraer tomará medidas legais sobre redução da compra do avião

Aeronáutica decidiu, unilateralmente, reduzir o contrato firmado com a Embraer para a compra de aeronaves

A Embraer (EMBR3) confirmou (12) que tomou conhecimento da decisão da União de reduzir unilateralmente em 25% o valor total dos Contratos de compra do KC-390, firmados em 2014, mas diz que não foi notificada.

“Tão logo seja formalmente notificada pela União, a companhia buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos. E, ainda, avaliará os efeitos da redução em seus negócios e resultados”, diz a empresa.

Conforme reportagem do Estadão/Broadcast, a Aeronáutica decidiu nesta quinta-feira, unilateralmente, reduzir o contrato firmado com a Embraer para a compra de aeronaves do modelo KC-390 Millennium, para o transporte de carga.

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Compromisso com o projeto KC-390/C-390

Segundo a Embraer, os contratos contemplam, no entanto, o fornecimento de 28 aeronaves KC-390 para a União. “A Embraer reitera seu papel de parceira estratégica da Força Aérea Brasileira no desenvolvimento e implantação de soluções. E, ainda, produtos tecnológicos de alto valor agregado, parceria estabelecida há mais de 50 anos”, destaca.

A empresa reforçou ainda seu compromisso com o projeto KC-390/C-390 Millennium, aeronave multimissão de nova geração. Bem como, sua crença no potencial de exportação deste produto. Traz, portanto, inovações únicas em sua categoria e que já foi adquirido por duas nações europeias.

Transporte tático e logístico

Embraer C-390 Millennium é um avião para transporte tático e logístico e reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado, dessa forma, pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer. Sua designação de projeto, desenvolvimento e até o início de produção era Embraer KC-390.[1] Em novembro de 2019, recebeu da Embraer a nova designação Embraer C-390 Millennium.[2]

A aeronave estabelece, portanto, um novo padrão para o transporte militar médio, visando atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, em substituição ao C-130 Hercules. O custo de desenvolvimento do projeto do C-390 girou em torno de R$ 2 bilhões de reais.

Abaixo o comunicado da Embraer sobre a decisão da FAB:

Embraer comunica aos seus acionistas e ao mercado que tomou conhecimento nesta data da decisão da União de reduzir unilateralmente em 25% o valor total dos Contratos 002/DCTA-COPAC/2014 e 10/DCTA-COPAC/2014 firmados em 2014 entre a União, a Embraer e uma de suas subsidiárias (“Contratos”). Os Contratos contemplam o fornecimento de 28 aeronaves KC-390 pela Embraer para a União.

Tão logo seja formalmente notificada pela União, a Companhia buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos. Bem como avaliará os efeitos da redução dos Contratos em seus negócios e resultados.

A Embraer reforça seu compromisso com o projeto KC-390/C-390 Millennium, aeronave multimissão de nova geração. Bem como sua crença no potencial de exportação deste produto, que traz inovações únicas em sua categoria. E que já foi adquirido por duas nações europeias.

Por fim, a Embraer reitera seu papel de parceira estratégica da Força Aérea Brasileira no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado, parceria estabelecida há mais de 50 anos.

 

Fonte: aereo, defesaeronaval, defesanet, newsavia,airway,cavok