Você está visualizando atualmente INATIVOS: Jovens são maioria que nem trabalha e nem busca emprego
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo IBGE

INATIVOS: Jovens são maioria que nem trabalha e nem busca emprego

Em todo o País, 66,829 milhões de pessoas em idade de trabalhar eram consideradas inativas no terceiro trimestre de 2023

Na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, houve redução no número de jovens em idade de trabalhar que estavam em situação de inatividade, ou seja, nem trabalha nem busca emprego.

No entanto, essa população permanece em nível superior ao pré-pandemia, sustentada, sobretudo, pelos jovens de 14 a 24 anos, apontou Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em todo o País, 66,829 milhões de pessoas em idade de trabalhar eram inativas no terceiro trimestre de 2023, 3,665 milhões a mais que no primeiro trimestre de 2020.

Assim, o contingente de desempregados no terceiro trimestre deste ano é 4,832 milhões menor do que no primeiro trimestre de 2020, e o número de pessoas trabalhando é 6,723 milhões superior.

Aliás, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo IBGE.

“Embora havendo melhoria muito consistente do mercado de trabalho, a população fora da força não voltou ao patamar registrado de antes da pandemia”, disse Beringuy.

Maior dificuldade no mercado de trabalho