Você está visualizando atualmente ISRAEL E HAMAS: Conheça a história da Cidade de Gaza, uma das mais antigas do mundo
Localizada ao norte da Faixa de Gaza, ela tem uma população estimada de 749.100, segundo dados do Palestinian Central Bureau of Statistics

ISRAEL E HAMAS: Conheça a história da Cidade de Gaza, uma das mais antigas do mundo

A cidade de Gaza é considerada uma das cidades mais antigas do mundo

Os bombardeios de Israel já destruíram boa parte da cidade de Gaza, além dos milhares de mortos, o mais recente conflito entre as forças israelenses e o grupo terrorista Hamas pode provocar o desaparecimento de um pedaço da história da humanidade. Isso porque Gaza é considerada uma das cidades mais antigas do mundo.

Disputas históricas pela cidade

  • O território é alvo de disputas há milênios.
  • Antes do conflito entre palestinos e judeus, Gaza teve contestação por faraós, persas, gregos, romanos, bizantinos, árabes, fatímidas, mamelucos, cruzados e otomanos.
  • Localizada ao norte da Faixa de Gaza, ela tem uma população estimada de 749.100, segundo dados do Palestinian Central Bureau of Statistics.
  • A densidade populacional é uma das maiores da região, com mais de 9 mil pessoas por km², o que torna a invasão à área uma das operações militares mais complexas a realizar pelo Exército de Israel .
  • É na Cidade de Gaza que está localizado, por exemplo, o hospital Ahli-Arab, onde ocorreu uma explosão que matou centenas de civis feridos e pessoas que não tinham onde dormir.

Gaza: da Bíblia à Napoleão

Um dos pontos mais históricos da Cidade de Gaza é a Igreja de São Porfírio, considerada a terceira igreja mais antiga do mundo, de acordo com a publicação Business Insider. Assim a construção, de 425 d.C, desabou parcialmente durante um ataque em 21 de outubro.

Aliás o local é, inclusive, mencionado na Bíblia, que diz que seria na Cidade de Gaza que Sansão derrubou o templo dos filisteus.

A cidade de Gaza ainda teve outros momentos importantes na história humana. Um deles foi o cerco à cidade, em 332 a.C, promovido por Alexandre, o Grande. Já em 1187, ela teve captura pelo sultão Saladino.

Em 1799, por sua vez, Gaza ocupada por Napoleão durante a batalha entre a França e o Império Otomano. A passagem do líder militar rendeu um ponto turístico: O Forte de Napoleão, localizado na Rua Al-Wahda, no centro da Cidade Velha.

Mais recentemente, a cidade tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005. Mas desde 2007, o local tem controle pelo Hamas, que venceu as eleições e depois expulsou a Autoridade Palestina.

Atualmente, o território vive um cenário de extrema pobreza. Os pontos de entrada tem o controle por Israel, ao norte, e pelo Egito, ao sul. Desde o início da guerra, há um bloqueio total de Gaza. Portanto, os habitantes sofrem com a falta de água, energia, combustíveis, alimentos, remédios e outros produtos básicos.

citada-na-biblia-conheca-a-historia-da-cidade-de-gaza-02

Fontes: fpabramo, olhardigital, g1