Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br
Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os pedidos devem ser pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.
Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem beneficiar participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Aliás, o estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. Assim, o prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a utilizar como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem usar para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo. Como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Portanto, qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Sendo assim, os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”. E seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Fonte: agenciabrasil