Se o trabalho está desgastante, a ioga comprovadamente ajuda contra o estresse
A ioga é imbatível contra o estresse relacionado ao trabalho. Essa foi a conclusão de uma meta-análise publicada no Journal of Occupational Health, que reuniu estudos comparando a prática a outras técnicas, assim como massagem terapêutica, relaxamento muscular progressivo e alongamento.
No estudo, houve avaliação de 688 profissionais de saúde, conhecidos por estarem sob constante pressão. A massagem alcançou uma boa pontuação na tarefa de desestressar, mas nada se comparou aos ganhos proporcionados pela ioga.
Aliás, não é a primeira vez que a prática tem seus benefícios exaltados pela ciência. “O estresse ativa o cortisol e a adrenalina, um hormônio que deixa a gente pronto para atacar ou se defender. Há estudos que apontam a queda dos níveis dessa substância no corpo imediatamente após uma aula”, relata Deni Galdeano, professor e coordenador do curso de anatomia aplicada a ioga na Faculdade da Santa Casa de São Paulo.
Galdeano inclusive está conduzindo um estudo semelhante com alunos, médicos e funcionários da Santa Casa. “Colhi a saliva dos praticantes para medir o cortisol, e as primeiras análises demonstram então os efeitos positivos da ioga em relação às taxas de estresse”, compartilha o professor.
Cientistas participam de pesquisa de ioga contra o estresse
Em experiência com mais de 800 participantes, cientistas europeus já observaram contudo que quem se dedica à atividade com frequência tem níveis menores do fator nuclear kappa b. Não precisa decorar esse nome estranho. Basta saber que ele controla um gene relacionado à produção da citocina, outra substância que aparece no corpo em períodos de alto estresse.
A respiração, que é ponto central em qualquer modalidade da ioga, está relacionada diretamente ao sistema nervoso. Ou seja, mais um ponto que faz a conexão da prática com o manejamento do nervosismo. “Por meio da respiração, você consegue tranquilizar ou estimular o seu sistema nervoso. Em longo prazo, o corpo ‘aprende’ a voltar à calma se ocorrer uma situação de estresse”.