O mix inusitado ficou fashion e saiu do conforto dos lares para as passarelas de alta moda
O chinelo é, sem dúvida, um dos calçados preferidos dos brasileiros. Alguns deixam para usar só em casa, outros apostam nele em qualquer ocasião possível. Mas e quando chega o frio? Aí surge aquela mistura inusitada: chinelo com meia e inverno.
No entanto a dobradinha passou muito tempo praticamente inexistente no mundo fashion, considerada brega. Mas o conforto trazido pelo aquecimento da meia e a liberdade do chinelo começou a conquistar alguns corações.
Durante o isolamento social, tanto chinelos quanto meias se tornaram itens quase obrigatórios no home office. E para aumentar a sensação de alto-astral e se sentir bonito mesmo com calçados confortáveis, as pessoas começaram a investir em itens coloridos, diferentes e com estampas elaboradas.
Chinelo com meia vira alvo fashionista
Os modelos de chinelo se diversificaram, existem os bem fofinhos, os de dedo, com plataforma e as slides. No caso das meias, também é possível encontrar pares em todas as cores, de diferentes alturas, estampas e até com uma separação nos dedos, facilitando o uso com o chinelo.
Mariana Rhormens, diretora de Marketing da Havaianas Brasil, acredita que a estranheza no mix se deve ao fato de sermos um país tropical. A mistura de um item mais relacionado ao frio e um mais fresco pode parecer até sem sentido para algumas pessoas.
“Quando falamos na combinação, pensamos também em meias brancas ou cinzas, com chinelos neutros, como as pessoas mais velhas usavam. Aí, realmente, é difícil imaginar que a mistura pode ser fashion”, completa.
Mas ela pode! Certamente isso está comprovado tanto nas passarelas quanto na moda de rua, além de fazer parte de campanhas de grandes marcas. Em alguns desfiles, meias românticas e em tons pastéis usadas até mesmo com sandálias de salto.
“O que vemos nas passarelas nada mais é do que um apanhado de microtendências que os cool hunters observam ao redor do mundo. Depois de dois anos usando roupas cada vez mais confortáveis e versáteis, as famosas homewear, as pessoas querem continuar assim com a retomada da vida lá fora”, observa Mariana.
E como é praticamente impossível pensar em chinelos sem falar de Havaianas, agora as meias de dedo também fazem parte do portfólio da marca, que tem mais de 30 modelos de meias para combinar com todos os tipos de sandálias.
Friozinho do cerrado
Aliás com a chegada do frio, apostar no estilo descolado é uma ótima opção. “Quem nunca usou chinelo com meia no inverno para sair, com certeza, já usou para curtir o friozinho em casa. A maciez das fibras envolvendo o pé, mais a facilidade de um chinelo, tornam-se o combo perfeito”, afirma Juliana Gasperin da Silva, analista de pesquisa de tendência, comportamento e consumo da Zaxy.
Além do declíneo de temperatura que acontece todo ano no Distrito Federal, uma onda de frio está prevista para os próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma intensa massa de ar frio deverá atingir grande parte do país a partir deste domingo (15/4), chegando no Centro-Oeste durante a semana. As temperaturas poderão cair em torno de 10°C.
Com a seca chegando, as meias também protegem a hidratação dos pés e facilitam a vida de quem curte passar cremes e óleos. Então, pra quem precisar sair no frio e não quiser apertar os pés em sapatos fechados pode apostar em meias coloridas e compridas com chinelos slide confortáveis e fáceis de calçar. Juliana ressalta que qualquer peça que as pessoas escolham vestir precisa estar alinhada com o estilo próprio. É hora de priorizar o próprio gosto e arriscar sem medo.
Combinação perfeita do chinelo com meia no inverno
Quem quer experimentar a nova moda nesse inverno, mas não sabe como escolher e combinar meia e chinelo, preparamos algumas dicas!
- Eles podem ser da mesma cor, fazendo um degradê de tons, ou em cores contrastantes. Por exemplo, chinelo slide e meia de cor branca e um look cinza, ou chinelo slide cor preta, meia cor branca e looks de cor preta. Comece nos básicos para se familiarizar.
- Os mais ousados podem optar por cores mais chamativas, incorporando as meias e o chinelo a um look color block, por exemplo.
- Não existe cor ou chinelo ideal, o que vale é como se sente confortável.
- As meias de cano médio ou longo são as mais indicadas para um visual mais fashion.
- Os modelos muito curtos dão um ar mais esportivo.
- Para não achatar o corpo, é importante que a meia não acabe muito próxima da barra da calça ou saia.
- Para usar com saias e vestidos, ou looks mais arrumadinhos, as flatforms com salto ou plataforma são ótimas possibilidades.
- A meia-calça usada com sandálias abertas também se relaciona com essa tendências e dá ares modernos.
- E por fim, Mariana Rhormens, da Havaianas, completa: “As pessoas precisam — e querem cada vez mais — se sentir bem com o que usam! Além disso a moda é uma expressão da identidade de cada um, não deve ditar padrões”.
Fonte: zzmall, joaoalberto