Iniciando a solenidade na Escola Estadual indígena de Dourados ocorreu apresentação cultural intitulada Dança das Mulheres, SIPUTERENA
Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), entregou mais uma obra de reforma em unidade escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), a Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaquapiru, no município de Dourados.
Iniciando a solenidade ocorreu apresentação cultural intitulada Dança das Mulheres, SIPUTERENA, do povo Terena, sob a coordenação da professora Noemi Francisca. No final da solenidade ocorreu apresentação de dança intitulada GUACHERÊ, do povo Guarany, coordenada pelo professor Zé Nilton Fernandes.
Secretário adjunto de Estado de Educação Edio Castro fez questão de quebrar o protocolo e anunciou a fala da secretária Cecilia Motta, “há três anos governador me deu uma missão de assumir como gestor adjunto da SED, na verdade não foi uma missão, foi um presente, poder trabalhar com uma pessoa tão dedicada, que está há 50 anos lutando em prol da educação brasileira e com uma vitalidade invejável ”, relatou.
Governo municipalista
Secretária de Estado de Educação Cecília Motta falou do empenho do governador Reinaldo Azambuja em prol à rede pública, para isso adota, através de regime de colaboração, uma política de governo municipalista e mencionou aos estudantes presentes “estamos todos aqui para servir o município e a comunidade indígena de Dourados, portanto estudantes, todos que estão neste evento, estão para servi-los, da melhor forma, com recomposição da aprendizagem, questões socioemocionais, além de entrega de obras como esta, para que, juntos, possamos desempenhar o melhor aprendizado possível para nossas crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul”.
Investimento na unidade da Escola Estadual
De acordo com o gestor Luiz de Souza Freire Júnior a reforma veio de encontro com os anseios da comunidade local. Foram investidos na unidade escolar R$632.252,06, sendo R$310.635,00 com aquisição de equipamentos (conjunto de mesas e cadeira para professores (7) e estudantes (280), mesa do diretor, mesas de refeitório (6), 20 microcomputadores).
Com isso, o serviço de reforma parcial na unidade escolar (R$321.617,06) contemplou adequação da edificação às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico. Desse modo, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária. Desse modo, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, serviços hidrossanitários, revestimentos de piso e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.
Além disso, o cacique Ramão Fernandes, capitão da Aldeia Jaguapiru mencionou a importância da obra na comunidade indígena “ é uma satisfação poder saber que nossos jovens tem uma estrutura desta para prosseguir seus estudos. Nesta escola que já passou os meus filhos. Agora meus netos estão sendo alfabetizados, nossa querida Guateka, que leva a no seu nome a junção das iniciais de nossas etnias (Guarani, Terena e Kaiuwa). Está sendo atendida com tanto carinho”, finaliza Ramão Fernandes.
Reforma da unidade
Deputado Estadual Barbosinha esteve na solenidade de reforma da unidade. Ele falou da magnitude do ato para região de Dourados, da relevância da obra para comunidade indígena da visita especial na Escola Guateka.
O professor universitário Edward Ziff possui doutorado em Bioquímica – Princeton University (1969). Além disso, pós-doutorado, MRC Laboratory of Molecular BIology, LMB, Grã-Bretanha- National Institutes of Health, NIH, Estados Unidos (1973).
Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tampa receptor, receptor trafficking, postsynaptic density, hippocampus e protein kinase.
Regime de Colaboração
Assim, o prefeito Alan Guedes fez questão de frisar sobre o regime de colaboração entre o município de Dourados e o Governo do Estado. Principalmente no tocante aos investimentos no setor educacional, “receber a secretária Cecília, juntamente com a equipe da CRE-5, através do coordenador Nei Elias, é um momento de muita alegria. Sabemos que os investimentos na educação são importantes e fundamentais na consolidação do que nós queremos para nossa cidade e para o MS. A Escola Guateka é fundamental pois temos 7 escolas municipais indígenas, nenhuma oferta o Ensino Médio. Portanto, esta parceria é essencial para a continuidade, com excelência, da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”.
Projetos na Escola Estadual Indígena de Dourados
A unidade escolar, criada em 2009, conta com 990 estudantes matriculados no ano letivo de 2022. Sendo que 745 estão matriculados na Escola Polo (Aldeia Jaguapiru) e 245 estudantes na extensão Araporã, localizada na Aldeia Bororó. Desse modo, a instituição oferece anos finais do Ensino Fundamental. 1º ao 3º ano do Ensino Médio no ensino regular, bem como Educação de Jovens e Adultos (EJA – conectando saberes). Portanto, sendo a única escola que oferece essa modalidade na reserva indígena.
Atualmente oferta os seguintes projetos
Projeto “Povos Indígenas” – Busca a manutenção da cultura indígena em todos os seus aspectos, resgatando e ensinando aos estudantes o valor de sua cultura.
Soletrando – com o objetivo de valorizar a leitura e escrita da língua portuguesa.
Projeto mostra cultural – Com o objetivo de divulgar as produções culturais e científicas da escola.
Nascente viva – Com produção de mudas de plantas nativas e plantio das mesmas na nascente do córrego Jaguapiru, projeto realizado em parceria com várias parcerias, incluindo Universidades.
Investimentos em MS
A Secretaria de Estado de Educação conta atualmente com 347 unidades escolares, com quase 200 mil estudantes matriculados. Desde 2015, Governo de MS já investiu em 315 escolas da REE. Com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade).
Por fim, desde o início da atual gestão (2015), foram mais de R$ 490 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final de 2022.
Fonte: Gov. do Estado