Instituto Senai Biomassa amplia linha de pesquisa em Três Lagoas
O Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas, foi credenciado para atender uma nova linha de pesquisa junto à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O Desenvolvimento de Novos Biomateriais e Insumos Renováveis será a quarta área habilitada para estudos e vem acompanhada da modernização do laboratório.
Até então, a unidade Embrapii na área de Transformação da Biomassa contava com três linhas credenciadas: Bioprocessos e Biotecnologia Integrada; Energia e Sustentabilidade; e Tecnologias de Descarbonização (CCUS).
“A afiliação vem fortalecer nosso portfólio de acesso a esse fomento, trazendo maior clareza sobre as áreas de atuação do ISI Biomassa e consolidando o instituto como um dos grandes centros de inovação nessa temática”, afirma o diretor do Instituto Senai de Inovação, João Gabriel Marini.
Suporte ao desenvolvimento de pesquisas
Para dar suporte desenvolvimento das pesquisas, foi executada a modernização da casa de vegetação. Segundo a coordenadora de pesquisa industrial do ISI Biomassa, Layssa Okamura, a inovação acontece quando ciência, tecnologia e indústria caminham juntas. “Por isso, estamos constantemente aprimorando nossa infraestrutura para entregar soluções robustas e de alto impacto à bioeconomia”.
Equiparam o laboratório com sistemas totalmente automatizados de controle de temperatura, umidade, luminosidade e fertirrigação. Dessa forma, garantem condições precisas e reprodutíveis para experimentos.
Também houve inauguração de um espaço walk-in de última geração, com controle integrado de temperatura, umidade e fotoperíodo. Além disso, amplia as possibilidades para cultivo de plantas em diferentes cenários. Esse espaço serve, ainda, para criação de insetos em ambiente controlado. Assim, oferece ferramentas estratégicas para projetos em biotecnologia agrícola, bioinsumos e manejo biológico.
“Com essa infraestrutura, as áreas de Biotecnologia e Bioprodutos reforçam posição na vanguarda da pesquisa aplicada. Além disso, atuam em parceria com a indústria no desenvolvimento, produção e validação de bioinsumos”, afirma a pesquisadora industrial Desiree Soares da Silva. “Esse trabalho vai desde a prova de conceito até a escala piloto”, completa ela. Dessa forma, o espaço se torna referência para inovação na agricultura regional.
O Instituto
O Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) é uma Unidade Embrapii na área de Transformação da Biomassa, desenvolvendo produtos, serviços e processos inovadores com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria brasileira ajudando na redução de custos e/ou agregando valor às matérias-primas de biomassa, seja ela animal, vegetal ou microbiana, e também aos seus subprodutos e resíduos.
Fonte: Senai-MS