Você está visualizando atualmente INSTITUTO FEDERAL MS: Inscrições abertas para graduação
As inscrições para ingressar nos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abriram segunda (9). São ao todo 532 vagas

INSTITUTO FEDERAL MS: Inscrições abertas para graduação

O ingresso será no segundo semestre deste ano no IFMS

As inscrições para ingressar nos cursos de graduação do IFMS- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abriram segunda (9). Assim, são ao todo 532 vagas para diversas cidades do estado. Entre elas, Campo Grande, Aquidauana e Corumbá. Bem como em Coxim, Dourados e Jardim, Naviraí. E por último, em Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

De acordo com o edital o ingresso será no segundo semestre deste ano. Dessa forma, as vagas estão disponíveis para diversas formações. São elas: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo. Assim como, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação. Além de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Pesca.

Já para a licenciatura, os interessados podem concorrer nos cursos de Computação e Química. Nesse sentido, na área da tecnologia, as oportunidades são para o curso de Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Bem como, para Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais e Processos Metalúrgicos. Do mesmo modo, para Produção de Grãos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

As inscrições e os cursos são gratuitos

As inscrições para os cursos de graduação no Instituto Federal são gratuitas. Aliás, para concorrer basta que o candidato tenha feito o Enem desde 2012. E, contudo, não tenha tirado zero em nenhuma das redações. Além disso, é preciso ter, também, o certificado de conclusão do ensino médio até a data da matrícula.

A inscrição deve ser feita usando o CPF próprio do candidato. Uma vez que é preciso autorizar que o Instituto consulte, pois o resultado obtido pelo interessado na prova do Enem.

Entretanto, a seleção será feita usando a maior nota obtida pelo candidato. Sobretudo, nas edições do Enem consideradas para a avaliação. A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento. São elas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Bem como, Matemática e suas Tecnologias. Além disso, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Como também, Ciências Humanas e suas Tecnologias. E ainda mais, da redação.

Porém, metade das vagas se destinam a pessoas que cursaram o ensino médio completo. Contudo, sempre em escola pública. Conforme consta no edital. Mas, o candidato precisa manifestar seu interesse em concorrer dentro dessa modalidade.

Graduação do Instituto Federal – Vagas reservadas

No entanto, das vagas reservadas, metade são para pessoas com renda familiar bruta. Igual ou menor que um salário mínimo e meio per capita.

Desse modo, para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como, às pessoas com deficiência será garantida a mesma proporção de vagas. Ou seja, quantidade relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul.

Aliás, as demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio. Como também, respeitando as cotas. Tanto para pretos, pardos quanto indígenas. Incluindo também, às pessoas com deficiência.

Os candidatos pretos e pardos são convocados para bancas de heteroidentificação. Ou seja, com a finalidade de confirmar a autodeclaração. Já os indígenas devem apresentar  documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.

Em suma, o edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.