No momento, você está visualizando Com inscrições até sexta-feira, UEMS divulga edital do Sisu com mais de 1,2 mil vagas
Inscrições Sisu UEMS vão até 23 de janeiro e devem ocorrer exclusivamente pelo portal do Ministério da Educação Foto: UEMS

Com inscrições até sexta-feira, UEMS divulga edital do Sisu com mais de 1,2 mil vagas

Inscrições Sisu UEMS vão até 23 de janeiro

As inscrições para o Sisu UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estão abertas e seguem até esta sexta-feira (23). A universidade divulgou o edital com a oferta de 1.284 vagas em cursos de graduação presenciais, distribuídas em diversas unidades universitárias do Estado. As inscrições deve ocorrer exclusivamente pelo portal do Ministério da Educação, no endereço: https://sisualuno.mec.gov.br/login.

Do total de vagas, 836 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 448 contemplam políticas de ações afirmativas, sendo 258 para candidatos negros (pretos e pardos), 122 para indígenas e 68 para pessoas com deficiência (PCD). A seleção utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2023, 2024 ou 2025.

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando também a modalidade de concorrência: ampla concorrência, cotas para negros, indígenas ou pessoas com deficiência. Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções, sendo considerada válida a última confirmação no sistema.

A UEMS divulgará o resultado da chamada regular do Sisu no dia 29 de janeiro. Já as matrículas dos aprovados começam a partir de 2 de fevereiro, conforme cronograma oficial da UEMS. Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

As aulas do ano letivo de 2026 estão previstas para iniciar em 19 de fevereiro. A UEMS reforça que é responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações de editais, convocações e orientações no site institucional: https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/sisu.

Com a ampla distribuição de cursos e políticas de inclusão, o Sisu 2026 da UEMS representa uma das principais portas de acesso ao ensino superior público em Mato Grosso do Sul.

A UEMS reforça, acima de tudo, seu compromisso com a inclusão social no ensino superior público. Além disso, amplia oportunidades para diversos perfis de estudantes em Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, o Sisu consolida-se, ainda, como instrumento essencial de democratização educacional.

Ao mesmo tempo, incentiva trajetórias acadêmicas transformadoras para jovens de todo o estado. Por fim, a universidade prepara-se, primordialmente, para receber talentos diversos, fortalecendo a formação crítica e cidadã da nova geração sul-mato-grossense. Dessa forma, contribui definitivamente para o desenvolvimento regional sustentável e inovador.

Fonte: UEMS