Prefeitura de Dourados lança seleção de professores-formadores para o Proleei-MS
A Prefeitura de Dourados lançou edital para seleção e cadastro reserva de professores-formadores do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Proleei-MS), no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A ação é feita por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Essa seleção atende determinação do prefeito Marçal Filho para que a Rede Municipal de Ensino proporcione cada vez melhores condições de aprendizagem para os nossos alunos”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas presencialmente. Assim, ocorrerão de 11 a 14 de julho, das 8h às 13h. O local é a sede da Secretaria de Educação, situada na Rua Pedro Leite de Farias, nº 3805, no Parque dos Jequitibás.
Ademais, fica ao lado da sede da Prefeitura. “Estamos preparados para receber os professores-formadores interessados em participar desse importante programa voltado para a alfabetização das nossas crianças”, ressalta o secretário.
Selecionados atuarão na capacitação de docentes que trabalham com crianças entre 4 e 5 anos
Os selecionados atuarão na capacitação de docentes da rede municipal. Esses docentes trabalham com crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, dentro das diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O professor-formador será responsável por ministrar capacitações presenciais e virtuais para educadores da rede. Além disso, deverá acompanhar a implementação das metodologias do programa em sala de aula.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, ressaltou a importância da seleção. “Vai além de preencher vagas, pois estamos construindo as bases do futuro de Dourados”, disse. “Quando capacitamos nossos professores para o letramento infantil, estamos plantando uma semente que, certamente, nossas crianças levarão para toda vida”, considera ele.
Os aprovados receberão, portanto, uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 durante a vigência do Termo de Compromisso. Além disso, o formador ou formadora municipal deverá dedicar-se, durante o período de vinculação ao programa, a uma carga horária de 20 horas semanais. A comissão divulgará o resultado final conforme o prazo estabelecido no edital nº 99/2025/PROLEEI-MS/UFMS, publicado no Diário Oficial de Dourados (nº 6.415), edição desta quarta-feira, 9 de julho de 2025.
O Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLeei-MS) é, portanto, uma iniciativa do governo federal, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Assim, visa à formação continuada de professores da educação infantil para fortalecer o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita das crianças. O programa busca garantir que as crianças vivenciem experiências significativas e planejadas, envolvendo práticas discursivas, análise e reflexão sobre a linguagem. Ademais, prioriza a interação e as brincadeiras.
Fonte: PM Dourados