Indonésia habilita 17 novos frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina
A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao país. A medida é resultado de negociações bilaterais e de inspeções presenciais realizadas no mês passado por autoridades sanitárias indonésias no Brasil. Com a decisão, 38 estabelecimentos brasileiros estão autorizados a atender o mercado local, o que representa um aumento de 80% no número de frigoríficos habilitados.
O anúncio sucede outro importante avanço nas exportações de carne bovina para o destino asiático. A abertura, por sua vez, foi realizada em agosto. Nela, as autoridades indonésias permitiram a importação de carne bovina com osso. Além disso, incluíram miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil.
A Indonésia é o 4º país mais populoso do mundo
A Indonésia tem mais de 270 milhões de habitantes. Trata-se, portanto, do quarto país mais populoso do mundo. Ela vem ampliando suas compras externas para suprir a crescente demanda por proteínas animais. A expectativa é que as novas habilitações ampliem o volume dos embarques. Também a diversidade. Isso reforça a posição do Brasil como um dos principais fornecedores do Sudeste Asiático. A medida, em suma, contribui para a geração de emprego e renda no setor. Por fim, fortalece a imagem do país como parceiro confiável em segurança alimentar.
As habilitações resultam de um processo de negociação. Este foi conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Ou seja, por meio da SCRI e da SDA. Elas atuaram em articulação com o adido agrícola do Brasil em Jacarta. Outrossim, com a Embaixada do Brasil na Indonésia e o setor privado nacional. Todos, de fato, agiram de forma conjunta. O objetivo era atender às exigências das autoridades locais.
As negociações bem-sucedidas com a Indonésia demonstram, a princípio, a força do setor agropecuário. Este é, por sua vez, um pilar da economia brasileira. Esses avanços, de fato, reforçam a capacidade do Brasil em atender mercados exigentes. Aberturas como a da Indonésia são mais que comerciais. Elas, portanto, são estratégicas. Consolidam a imagem do país como um parceiro global confiável. Além disso, abrem caminho para novas oportunidades no Sudeste Asiático. O Brasil, em suma, mostra seu potencial no cenário internacional.
Fonte: comprerural.com