Feita de concreto compactado, a estátua começou a ser construída em 2011. Em 2018, o monumento abriu para visitas
Uma postagem com a foto da maior estátua em formato de pássaro do mundo despertou curiosidade e viralizou nas redes sociais, ultrapassando 20 milhões de visualizações no Twitter. A obra, esculpida na colina de Jatayupara, no distrito de Chadayamangalam em Querala, na Índia, tem 61 metros de comprimento, 45 metros de largura e 21 metros de altura.
Assim, feita de concreto compactado, a estátua começou a construção em 2011. Em 2018, o monumento abriu para visitas.
Portanto, o visitante precisa chegar de trilha ao local, que fica no topo de um morro. Lá, ele pode subir nas asas da ave gigante e caminhar sobre a estrutura.
Segundo a mitologia, o pássaro Jatayu morreu após lutar para salvar a rainha Sita, esposa de Rama, quando o rei Ravana, um espírito maligno de Lanka, sequestrou-a em sua carruagem voadora mágica. Jatayu tentou, mas não conseguiu salvar Sita e caiu nas rochas, gravemente ferido.
No entanto, os seguidores da postagem questionaram por que a ave estava caída de costas, se ainda tinha asas. “Esta escultura tem apenas uma asa. De acordo com o folclore, Ravana cortou inteiramente uma das asas de Jatayu”, explicou um deles.
O escultor e diretor de cinema Rajiv Anchal e seu grupo levaram dez anos para planejar meticulosamente e terminar, em 2017, o Jatayu Adventure Center, que também oferece travessia de vales, trekking, tirolesa, paintball, rappel, bouldering (escalada em rochas sem equipamentos de segurança tradicionais), tiro com arco, escalada em parede, entre outras atividades.