IFMS está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes na modalidade EAD
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para mais de 1,1 mil vagas em cursos gratuitos na modalidade EAD (ensino a distância) em três áreas, visando à qualificação profissional dos participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 7 de setembro, na Página do Candidato: https://selecao.ifms.edu.br/login (copie e cole em seu navegador).
As opções são: assistente administrativo; operador de computador; e vendedor; com vagas distribuídas em 23 municípios. Os cursos terão duração de três meses. A escolaridade mínima exigida para participar da seleção varia conforme o curso e município escolhido, de acordo com o estabelecido pelo edital.
Cadastro no sistema
Antes de se inscrever, os candidatos devem se cadastrar no sistema com o CPF (Cadastro de Pessoa Física), na Página do Candidato, na Central de Seleção. É necessário preencher os campos com dados pessoais e, depois, clicar em ‘enviar cadastro’.
Já a inscrição deve ser feita na aba ‘Inscrições Abertas’, selecionando o Edital nº 61/2025, referente ao que oferece os cursos. Lá, será possível escolher o curso e o município. Os candidatos que não têm acesso à internet podem ir à Cerel (Central de Relacionamento) dos campi do IFMS, ou aos polos EAD nos municípios, para fazer a inscrição em um computador da instituição.
O IFMS divulgará o resultado da seleção dia 11 de setembro. Assim, marcará a primeira chamada para o dia 17 de setembro, e as aulas terão início em outubro. Nesse sentido, para conferir o cronograma completo do processo seletivo, basta acessar o ‘Anexo I’ do edital de abertura da seleção. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cursos.ead@ifms.edu.br.
A iniciativa do IFMS é muito importante para a qualificação profissional. Portanto, a modalidade a distância torna a educação mais acessível e democrática. Além disso, as oportunidades impulsionam o mercado de trabalho regional e oferecem novas perspectivas. Em suma, o programa é um catalisador de crescimento pessoal e profissional. Por conseguinte, contribui para o desenvolvimento de toda a população de Mato Grosso do Sul.
Fonte: IFMS