Você está visualizando atualmente IFMS abre 680 vagas para cursos de graduação em todo o estado, até 17/1
O IFMS está com 680 vagas abertas em cursos gratuitos de graduação nos municípios de Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2024.

IFMS abre 680 vagas para cursos de graduação em todo o estado, até 17/1

Vagas são para cursos gratuitos de graduação nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com 680 vagas abertas em cursos gratuitos de graduação nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com ingresso no primeiro semestre de 2024.

Dessa forma, o edital PROEN/IFMS Nº 95/2023 descreve todas as regras, como as inscrições, que feitas até dia 17 de janeiro de 2024, através da Página do Candidato.

Podem participar todas as pessoas que participaram de pelo menos uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dos anos de 2014 a 2023, e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Porém, o preenchimento das vagas só realizado pelos classificados e convocados que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

Por isso, a seletiva por meio do Enem é valido na primeira e segunda chamadas. Caso sobrem vagas qualquer estudante que concluiu o ensino médio poderá se inscrever nas vagas residuais, comparecendo presencialmente ao campus do IFMS.

Ao realizar a inscrição, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o seu resultado obtido no Enem no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Por isso, é obrigatório que o candidato realize a inscrição no próprio CPF, para que a consulta da nota seja possível.

Ações afirmativas IFMS cursos graduação

A metade das vagas ofertadas destinadas a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo.

Há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de vagas para pessoas com deficiência.

Sendo assim, todos os participantes do processo seletivo através das cotas, independente do tipo, concorrem primeiramente ás vagas de ampla concorrência, e sendo aprovados em ampla concorrência, liberam as vagas de cotas para os demais concorrentes que estejam habilitados nos requisitos necessários.

Fonte: ifms