O recenseador é o responsável por entrevistar os moradores para a coleta dos dados do Censo
O processo seletivo para contratação temporária de pessoas que irão trabalhar como agentes censitários supervisor e recenseadores no Censo Demográfico 2022, estará aberto entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Mato Grosso do Sul (MS).
São ofertadas 11 vagas agentes censitários supervisor e 560 de recenseado, para complementação do quadro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Distribuídas em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. Aliás, em Campo Grande, serão 380 vagas para o cargo de recenseador.
Esta seleção é a continuidade do processo seletivo simplificado, especificamente visando selecionar pessoas para as localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de vagas disponibilizadas.
Portanto, os interessados devem comparecer, das 8h às 17h, na Unidade Estadual do IBGE, que fica na rua Barão do Rio Branco, 1.431 – Centro.
A inscrição é gratuita e não terá prova, pois a seleção é feita por análise de currículos, e poderá ser feita nos dias 13 e 14 de outubro.
Trabalho de recenseador para Censo Demográfico em MS
O recenseador é o responsável por entrevistar os moradores para a coleta dos dados do Censo. A remuneração ocorre por produtividade, de acordo com o número de residências visitadas e pessoas recenseadas. Considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido, sendo básico ou amostra.
A posição de recenseador/a exige ensino fundamental completo, mas a seleção complementar será pela análise de titulação acadêmica, ou seja, as pessoas inscritas ganharão pontos e terão classificação conforme sua escolaridade.
De acordo com o IBGE, o cargo de recenseadores tem horário de trabalho flexível e remuneração por produtividade. O IBGE preparou um simulador on-line, que calcula quanto os recenseadores devem receber.