Veja detalhes sobre a reunião entre Iagro e SES
Em uma reunião técnica (15), a Iagro e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) discutiram medidas importantes para combater o uso irregular de lesmicidas à base de metaldeído nos cultivos agrícolas do Mato Grosso do Sul (MS).
Objetivos do Encontro entre Iagro e SES, para combater o uso desigual de lesmicidas em MS
O encontro teve objetivo em alinhar os procedimentos fiscalizatórios e promover a conformidade na produção e na comercialização de produtos domissanitários, no estado do MS. Portanto, a Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Eng. Agrª. Glaucy Ortiz afirma que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) não autoriza o uso de lesmicidas contendo metaldeído para controlar lesmas e caracóis em lavouras brasileiras. Desse modo, a comercialização e o uso desse produto em plantações são irregulares e podem resultar em multas e responsabilização civil e criminal. Além de causar danos ambientais.
Importância do Controle de Lesmicidas
A saber, segundo Karyston da Costa, Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, a iniciativa de fiscalização integrada da Iagro e SES, neste primeiro momento, foca no mapeamento dos riscos, ampliação da fiscalização, promoção de medidas preventivas e elevação da conscientização do produtor rural em não utilizar tal produto em suas lavouras de grãos.
Principais Deliberações
- Fiscalização e orientação: Iagro e SES devem intensificar a fiscalização e coibir a venda de metaldeído para fins agrícolas. Além disso, os agricultores precisam ser orientados pelas indústrias e estabelecimentos comerciais sobre os riscos e as consequências do uso irregular de produtos não autorizados.
- Aperfeiçoamento dos controles: a Iagro e a SES atuarão de forma integrada para fortalecer os mecanismos de controle sobre o comércio de lesmicidas, sua utilização em propriedades rurais, a utilização de prestadores de serviços e comerciantes, e também o trânsito interestadual desses produtos.
- Revisão legislativa: o governo estadual irá aumentar as multas para quem causar contaminação ambiental ou colocar em risco a saúde de trabalhadores rurais.
Por que o metaldeído é proibido?
O metaldeído, largamente usado em outros tempos como controle de lesmas e moluscos, foi banido em diversos países, incluindo o Brasil, devido à sua elevada toxicidade e aos impactos ambientais associados. A saber, entre os principais motivos estão:
- Toxicidade para humanos e animais: altamente prejudicial, o produto pode causar intoxicações graves, incluindo convulsões e morte, em humanos e animais que entrarem em contato ou ingerirem o químico.
- Danos ambientais:
- Contaminação de solo e água, ameaçando ecossistemas sensíveis.
- Perigo para organismos não-alvo, como abelhas, peixes e aves, essenciais para o equilíbrio ambiental.
- Existência de alternativas seguras: tecnologias modernas oferecem soluções menos nocivas, como iscas à base de fosfato de ferro, que apresentam menor risco toxicológico.
- Tendência global de segurança: regulamentações internacionais incentivam o uso de produtos sustentáveis e seguros para saúde humana, animal e ambiental.
Próximos passos
Por fim, a atuação integrada entre órgãos de fiscalização, agricultores e comércio será essencial para erradicar o uso de produtos irregulares. E promover práticas mais sustentáveis no Mato Grosso do Sul.
Fonte: Governo de MS