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A maioria dos consumidores que compram online prefere fazer compras à noite e utiliza a IA para pesquisar sobre o produto. Foto: Freepik

IA já impacta consumo e maioria dos consumidores compra à noite

Segundo pesquisa da E-commerce Trends 2026, IA está influenciando consumidores, que preferem comprar à noite

A Pesquisa E-commerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 88% dos consumidores compram online, sendo que 56% preferem realizar compras à noite ou durante a madrugada, a inteligência artificial (IA) ganhou destaque na pesquisa, mostrando que 26% do público já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini para pesquisar produtos. Outros 26% afirmam que vitrines personalizadas por IA já os motivaram a comprar.

Porém, apenas 39% dos entrevistados dizem que a IA melhora a experiência de compra, enquanto 23% relatam ter desconfiado ao descobrir que a descrição de um produto havia sido gerada por robô.

Por outro lado, 42% se sentiriam mais inclinados a comprar com personalizações feitas por IA, enquanto 46% afirmam que esse fator não influenciaria sua decisão.

Já na busca por produtos, o Google (59%) segue como principal canal de pesquisa, seguido de perto pelos sites ou aplicativos das lojas (50%).

As redes sociais também se destacam: 58% dos consumidores já usam plataformas como Instagram e YouTube para buscar produtos. Todavia, entre os que compraram após ver anúncios, o Instagram lidera (55%), seguido por Facebook e YouTube (30%).

WhatsApp é o canal de atendimento preferido

Cerca de 78% dos consumidores compram pela internet e 8 em cada 10 finalizam suas compras pelo celular. A tendência deve crescer, onde 59% pretendem comprar ainda mais online nos próximos 12 meses.

Entre os principais fatores que influenciam a escolha de onde comprar, o frete grátis lidera (72%), seguido por promoções (60%), prazo de entrega (46%) e cupons de desconto (42%).

Com o pico de consumo à noite, o WhatsApp superou, pela primeira vez, o chat online como canal de atendimento preferido, com 37% da preferência.

A inteligência artificial ainda enfrenta resistência, apesar de oferecer atendimento fora do horário comercial. A experiência de chatbots é avaliada como boa por apenas 22% dos consumidores, embora 86% deles já tenham sido atendidos por eles.

Métodos tradicionais ainda lideram

O cartão de crédito parcelado aparece como o meio de pagamento preferido por 53% dos consumidores. Seguido pelo PIX (22%) e cartão de crédito à vista (15%).

Outras formas, como cartão de débito (3%), QR Code (2%), carteiras digitais (2%), boleto bancário (1%) e pagamento por reconhecimento facial (1%) ainda enfrentam baixa adesão.

Menos de 1% dos entrevistados usam o WhatsApp Pay.

Metodologia

Por fim, o E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2.000 consumidores com mais de 18 anos, de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias.

Todos os entrevistados realizaram ao menos uma compra online nos últimos seis meses. Contudo, a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.