Você está visualizando atualmente I Ciclo de Formação Economia está com inscrições abertas e gratuitas
O ´I Ciclo de Formação Economia, Cidade e Territórios Criativos´ está com inscrições abertas e gratuitas para artistas. Foto: Divulgação

I Ciclo de Formação Economia está com inscrições abertas e gratuitas

O ciclo formativo é uma iniciativa inédita enquanto proposta de formação livre e ampliada na capital sul-mato-grossense

O I Ciclo de Formação Economia, Cidade e Territórios Criativos está com inscrições abertas e gratuitas para artistas, empreendedores e trabalhadores da cultura que atuam em Campo Grande, até 20 de setembro.

Dessa forma, o projeto está sendo realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria de Cultura e Turismo – SECTUR e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O ciclo formativo é uma iniciativa inédita enquanto proposta de formação livre e ampliada na capital sul-mato-grossense. Nesse sentido, a formação do curso tem carga horária total de 40 horas. Sempre organizados em encontros online gravados, em plataforma web, no formato EAD/autoinstrucional (no qual o aluno aprende no seu próprio ritmo e conforme sua disponibilidade de tempo).

Compõem o ciclo formativo as palestras online. Do mesmo modo, também a disponibilização de uma inédita plataforma de conteúdo (www.portalecriativo.com.br). Tudo fará parte da carga horária de formação dos participantes.

Por isso, essa plataforma é uma base de conhecimento, que reúne artigos, livros digitais, vídeos e blog sobre as diferentes temáticas e setores que envolvem a economia criativa. A formação contará ainda com encontros online com palestrantes convidados, com amplas experiências sobre economia e cidades criativas. Ao final, os participantes concluintes receberão certificado de participação pelo email cadastrado.

Projeto foi criado por pesquisador especialista em economia criativa

O I Ciclo de Formação Economia, Cidade e Territórios Criativos teve a idealização feita pelo professor universitário, produtor cultural e pesquisador referência em Economia Criativa, Dr. Adriano Castro.

Contudo, segundo ele, do ponto de vista da agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, o projeto alinha-se com o objetivo 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Alinha-se também no sentido da promoção da educação de competências criativas. Sobretudo para se pensar a cidade em suas múltiplas dimensões e territorialidades.

“A primeira edição do ciclo de formação teve minuciosa curadoria de materiais e conteúdos que irão compor a formação de artistas e empreendedores criativos locais. São artigos, relatórios, textos, principais estudos e multimídias autoinstrucionais, destinados para pessoas que realmente queiram se aprofundar na temática da Economia e Cidades Criativas, reconhecendo as potencialidades deste novo cenário que se apresenta nos nossos dias”, destaca o idealizador Dr. Adriano Castro.

Veja como se inscrever!

As vagas voltadas para artistas, empreendedores, gestores e trabalhadores da cultura que atuam em Campo Grande. Cerca de 20% dessas vagas serão destinadas para afro-indígenas e pessoas de comunidades periféricas. As inscrições estão abertas e seguem até 20 de setembro por este link.

O acesso à plataforma de conteúdo do ciclo formativo liberado aos inscritos a partir de 24 de setembro; no e-mail informado no ato da inscrição. Mais informações pelo site www.portalecriativo.com.br e pelo email adriano.castro@ufms.br.

 

Fonte: gov.ms