Você está visualizando atualmente Hospital da Vida de Dourados investe em atendimento multiprofissional
No Hospital da Vida, em Dourados, diversos profissionais atuam em conjunto para proporcionar um atendimento mais completo e eficiente.

Hospital da Vida de Dourados investe em atendimento multiprofissional

Objetivo é oferecer o máximo em qualidade de saúde para pacientes e familiares que passam pelo hospital

No Hospital da Vida, em Dourados, diversos profissionais atuam em conjunto para proporcionar um atendimento mais completo e eficiente aos pacientes.

Dessa forma, considerar a enfermidade como um todo, tendo uma abordagem mais ampla, humanizada e eficiente no cuidado. São esses os principais objetivos da formação de uma equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar.

Entre janeiro e março deste ano, foram realizados no HV 5.650 procedimentos entre fisioterapia respiratória e motora e mais de 63 mil exames laboratoriais, além do atendimento psicológico com acolhimento para pacientes e familiares, tudo para garantir que o usuário atendido em sua completude.

Por isso, o serviço, que abrange enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, biomédicos, uma equipe da CCHI (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), nutricionista, assistente social e demais especialistas da saúde,  realizado junto ao atendimento médico para proporcionar um atendimento completo ao paciente.

“No casa da fisioterapia, por exemplo, vai diminuir o tempo de internação e consequentemente o risco de infecção, vai auxiliar e acelerar a recuperação e com isso impactamos diretamente na qualidade de vida dessa pessoa”, explica o supervisor da fisioterapia, Gustavo Muriel.

Hospital da Vida Dourados

O serviço social tem por objetivo garantir e orientar, quando necessário, os direitos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Então, mediante avaliação prévia do caso e, quando se faz necessário, elaborar encaminhamentos para a rede socioassistencial e aos órgãos de defesa de direitos, orienta também sobre auxílio funeral e participa de discussão de caso com equipe multiprofissional, além de fazer busca ativa de familiares quando esses precisam participar ativamente dos cuidados com o paciente.

Dessa forma, realiza atendimento e encaminhamentos em situação de risco /violência doméstica contra a mulher, violência/negligencia contra criança e adolescentes,violência/negligencia contra idosos, atendimento a morador de rua.

Já o serviço de psicologia atende as demandas emocionais dos pacientes e seus familiares “auxiliando na adaptação a internação e quando necessário no planejamento da alta, além de realizar orientações sobre rotinas institucionais, discussão de caso com equipe a respeito de pacientes psiquiátricos, e pacientes que apresentam abstinência de álcool ou tabaco”, explica supervisora do serviço de psicologia e assistência social, Silviane Krokosz.

Em 2022, só o atendimento psicológico somou 4.432 procedimentos.

Outros 3.603 familiares e acompanhantes atendidos, 275 encaminhamentos para a rede socioassistencial e mais de 500 buscas ativas de familiares.

Sendo assim, administrado pela Prefeitura de Dourados, através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), a unidade atende usuários do Sistema Único de Saúde e é referência em urgência e emergência para a macrorregião, composta de 33 municípios e engloba aproximadamente um milhão de habitantes.

“Fundamental que os hospitais públicos invistam em equipes multiprofissionais capacitadas e integradas e é isso que buscamos fazer aqui dentro, por mais que haja os desafios que nós e outras unidade públicas enfrentam, o nosso compromisso é com o paciente, é salvar vidas”, reforça a gerente de integração e desenvolvimento da Funsaud, Virgínia Magrini.

Fonte: pm dourados