Programação da Maratona de Campo Grande tem início nesta sexta-feira (4) e vai até domingo (6)
Com mais de 4,5 mil inscritos, a 4ª edição da Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo (6), na Capital. A programação, no entanto, começa já nesta sexta-feira (4), com uma série de atividades. Além disso, a prova kids, para crianças de 3 a 13 anos, acontece no sábado (5).
A expectativa é de que a maratona reúna cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento, que será nos altos da Avenida Afonso Pena, onde será dada a largada e chegada das provas, em estrutura montada na Vila Morena.
Neste ano a largada dos percursos de 42 km (maratona) e 21 km (meia maratona) foi antecipada para as 5h, priorizando melhores condições de clima e temperatura para os atletas. Por outro lado, os percursos de 5 km e 10 km, novidades desta edição, terão a largada às 6h.
Em 2025, a prova alcançou 40% a mais de inscrições, em relação a 2024, e registrou um crescimento de 300% desde a sua primeira edição, em 2022. Para o titular da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda, o evento já se consolidou como um movimento do esporte, saúde e superação.
“Ver tanta gente participando, famílias inteiras envolvidas, gente de várias cidades, é algo que emociona e mostra a força que o esporte tem de unir as pessoas. Esse tipo de evento, além de incentivar a prática esportiva, também movimenta o turismo, o comércio e a economia local como um todo”, resume Marcelo.
Maratona conta como pontuação para atletas
O percurso da maratona é homologado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) com permit bronze e neste ano recebeu uma certificação internacional. Além disso, a FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul) estará presente para aferir os resultados, com 20 árbitros.
A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal, de 42 km, será de R$ 25 mil, distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina. Também será oferecida uma bonificação de 50% para quem quebrar os recordes da prova. Contudo, no ano passado, houve quebra de recorde nas duas categorias, com os tempos a serem batidos agora fixados em: 2h31’43 (homens) e 3h10’56 (mulheres).
Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas.
Maratona de Campo Grande – Logística
Segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, a maratona conta com uma equipe de 400 pessoas, sendo 280 atuando exclusivamente no fechamento das vias, em conjunto com seis coordenadores, 10 equipes da Polícia Militar, 14 equipes da GCM, seis equipes da Agetran e sete equipes do Detran.
A logística do evento envolve o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Polícia Militar, GCM (Guarda Civil Metropolitana), Corpo de Bombeiros Militar e QualiSalva.
A estrutura do evento contará com dois carros-madrinha, em parceria com a Audi, que acompanham os primeiros colocados dos 42 km nas categorias masculina e feminina, 16 batedores, 20 árbitros da Fams (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul) e uma equipe médica completa da QualiSalva, com duas UTIs móveis, três ambulâncias básicas, duas motolâncias, 27 brigadistas e um posto médico na arena da prova.
Ao todo, serão 17 pontos de hidratação com água no percurso principal, em parceria com a Águas Guariroba, quatro pontos de hidratação com isotônico e quatro pontos com carbogel, além de 13 banheiros. Para quem for fazer o percurso de 42 km, haverá dois pontos de distribuição de Coca-Cola.
35% dos inscritos são de fora do Estado
Este ano, 35% dos inscritos são de outros Estados. O percurso passa por pontos estratégicos, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes, e irá apresentar a Capital de Mato Grosso do Sul para os atletas que vierem de fora.
Diretamente da cidade de Americana, no interior de São Paulo, o atleta Marcel Agarie, um dos proprietários do perfil @maniadecorrida, com mais de 230 mil seguidores, irá participar pela primeira vez. “As pessoas que participaram das edições anteriores sempre elogiaram a prova e esperamos que seja uma grande festa, uma oportunidade de conhecermos os corredores da cidade e região durante nossa estadia”, celebra.
Lixo zero
Este ano, a Maratona irá ostentar o status de evento carbono neutro, em parceria com o Governo do Estado, na busca de se firmar como a primeira prova de corrida com selo Lixo Zero. Contudo, segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, foi firmado uma parceria com instituições públicas e privadas para garantir o recolhimento e tratamento do lixo gerado durante os dias de evento.
“Sabemos dos impactos positivos na saúde e na movimentação econômica da nossa capital, mas também monitoramos o lixo gerado. Atentos a isso, em parceria com a Solurb e com o Grupo Pereira, foi desenhado um fluxo para recolha e tratativa do lixo”.
O gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso, destaca que a meta é encaminhar para o aterro apenas 10% de todo o material gerado. “Para isso, vamos ter uma equipe fazendo a gestão e o monitoramento dos resíduos gerados, além de dar orientação para quem vai correr e vai trabalhar na prova”, detalha.
Maratona de Campo Grande – Interdições em ruas e avenidas
Algumas ruas e avenidas da Capital sofrerão interdições parciais, em decorrência da realização da Maratona de Campo Grande. Portanto, a previsão é de que as interdições ocorram entre as 4h e 11h.
Segundo a organização, o trânsito será totalmente liberado até as 11h, uma hora mais cedo que no ano passado, por conta da antecipação da largada dos 42 km. Portanto, a previsão é de que as ruas sejam completamente liberadas após a passagem do último participante na linha de chegada.
O Parque das Nações Indígenas também abrirá mais cedo, às 4h, em razão da maratona. Os participantes da prova e o público em geral poderão utilizar o estacionamento do Yotedy e cortar caminho até a Vila Morena, onde estará a largada/chegada, por dentro do parque.
Além disso, a Polícia Militar atuará com militares a pé, trabalhando nas interdições de vias, e embarcados e em formatos de ronda, nas ruas que servirão como estacionamento.
Maratona de Campo Grande – Programação do evento
A Maratona de Campo Grande ocorre entre os dias 4 e 6 de julho. Além da corrida, haverá outras programações na Cidade da Maratona, que se iniciam nesta sexta-feira, e se encerram com a realização da prova no domingo. Todavia, a entrada na arena é gratuita e aberta para toda a população, que pode também acompanhar a chegada dos atletas.
Os corredores podem retirar seus kits na sexta, das 14h às 22h, ou no sábado, das 8h às 18h. Contudo, no sábado (6), às 6h, haverá um treino gratuito de 5km com influenciadores convidados. Já às 16h, será realizada a corrida kids.
No domingo, terá apresentações musicais com DJ Marcelo Natureza, banda Pagode 67, MC Negão e Escola de Samba Vila Carvalho.
Confira as rotas alternativas sugeridas pela Agetran durante o período de interdições:
Av. Afonso Pena (entre Av. do Poeta e Rua Paraíba)
- Alternativas: Av. Mato Grosso e Av. Ceará
- Rua Paraíba (entre Rua Odorico Quadros e Rua da Paz)
- Alternativa: Rua Espírito Santo
2. Rua da Paz (entre Rua Paraíba e Rua Sergipe)
- Alternativa: Rua Antônio Maria Coelho
3. Rua Sergipe (entre Rua da Paz e Rua Euclides da Cunha)
- Alternativa: Av. Ceará
4. Rua Euclides da Cunha (entre Rua Sergipe e Rua 25 de Dezembro)
- Alternativas: Rua Antônio Maria Coelho e Rua 15 de Novembro
5. Rua 25 de Dezembro (entre Rua Euclides da Cunha e Rua Barão do Rio Branco)
- Alternativa: Rua 13 de Maio
6. Rua Barão do Rio Branco (entre Rua 25 de Dezembro e Rua 14 de Julho)
- Alternativa: Rua Dom Aquino
7. Rua 14 de Julho (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Eça de Queiroz)
- Alternativa: Rua Rui Barbosa
8. Rua Eça de Queiroz (entre Rua 14 de Julho e Av. Ernesto Geisel)
- Alternativa: Av. Euler de Azevedo
Av. Ernesto Geisel (entre a Av. Fernando Corrêa da Costa e Rua Eça de Queiroz)
- Alternativas: Rua Rui Barbosa ou Orla Morena
Rua Brilhante (entre a Av. Ernesto Geisel e a Av. Fabio Zahran)
- Alternativa: Av. Salgado Filho
Av. Fernando Corrêa da Costa (entre a Av. Fabio Zahran e a Rua Joaquim Murtinho)
- Alternativa: Rua 15 de Novembro
Av. Ricardo Brandão (entre Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo e Rua Joaquim Murtinho)
- Alternativas: Av. Ceará e Av. Afonso Pena
Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo (entre a Av. Ricardo Brandão e Av. Afonso Pena)
- Alternativa: Av. Ceará
v. Professor Luiz Alexandre (entre a Av. Afonso Pena e Rua Antônio Maria Coelho)
- Alternativa: Av. Ceará
Av. Afonso Pena (entre a Av. do Poeta e Av. Professor Luiz Alexandre)
- Alternativas: Av. Afonso Pena e Av. Mato Grosso
Av. Hiroshima (entre Rua Jamil Naglis e Rua Oliva Enciso)
- Alternativa: Rua Vitório Zeolla
Av. Alberto de Araújo Arruda (entre Rua Oliva Enciso e Rua João Jorge Chacha)
- Alternativa: Rua Vitório Zeolla
Corredores de acesso
Para cruzar a Av. Afonso Pena e a Av. Fernando Corrêa da Costa:
- Rua Rui Barbosa e Rua 13 de Maio
- Para cruzar a Rua Ricardo Brandão e a Rua Euclides da Cunha:
- Rua Bahia
2. Para acesso ao Parque dos Poderes pelo bairro:
- Rua Gardênia
3. Para acesso ao Jardim Veraneio ou Parque dos Poderes:
- Rua Chafica Fatuche Abussafi
4. Para cruzar a Av. Hiroshima e a Av. Alberto de Araújo:
- Rua Jamil Felix Naglis, Av. Melissa e Rua Lise Rose
Sobre as vias interditadas do Parque dos Poderes, o Detran informa:
No Parque dos Poderes, além das vias que já são interditadas aos sábados, domingos e feriados, será necessária a interdição da Av. Pres. Manoel Ferraz de Campos Sales, e a Av. Des. Leão Neto do Carmo vai operar com sistema de contrafluxo. Por outro lado, a Av. Des. José Nunes da Cunha estará totalmente interditada entre as rotatórias da Seinfra e a Av. Mato Grosso.
Em conlusão, as vias de acesso ao Parque dos Poderes serão a Av. Poeta Manoel de Barros, a Rua Jornalista Marcos Fernando Rodrigues e a Av. Desembargador Leão Neto do Carmo.
Fonte: Detran/Agetran