Nesta quarta-feira (24), a Fundação Getúlio Vargas divulgou que o consumidor no Brasil aumentou sua confiança em setembro, atingindo a melhor média desde o final de 2024
A Fundação Getúlio Vargas divulgou nesta quarta-feira (24) que a confiança do consumidor que vive no Brasil melhorou em setembro com a recuperação das expectativas e atingiu o nível mais alto desde o final do ano passado.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês avanço de 1,3 ponto e foi a 87,5 pontos. Patamar mais forte desde dezembro de 2024.
“A alta da confiança foi concentrada na melhora das expectativas. Principalmente, pelo indicador de situação econômica futura, que subiu em todas as faixas de renda”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
Em setembro, o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda de 2,5 pontos após duas altas consecutivas, atingindo 82,0 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,7 pontos, para 91,8 pontos.
“A manutenção de um forte mercado de trabalho e o recente alívio da inflação parece ter deixado os consumidores menosa pessimistas para o futuro, mas os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias seguem como um limitador da melhora mais robusta da confiança”, completou Gouveia.
Segundo os últimos dados disponíveis do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% nos três meses até julho. Marcando mais uma vez o menor nível da série. Por outro lado, pesa na economia a política monetária restritiva, com a taxa básica Selic em 15%.
Sobre a Fundação Getúlio Vargas
Por fim, descubra desde quando existe a Fundação.
Em 20 de dezembro de 1944, o governo criou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro
A FGV começou com o objetivo de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada, mas com o tempo se expandiu e se tornou uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Contudo, atuando fortemente em economia, administração, direito, ciências sociais e políticas públicas.
Fonte: infomoney