Você está visualizando atualmente FERIADO: Hemosul MS adota esquema para receber doações de sangue
O Hemosul de MS vai adotar um esquema especial de atendimento para receber doações de sangue no período de feriado prolongado.

FERIADO: Hemosul MS adota esquema para receber doações de sangue

Hemosul MS adota esquema especial para receber doações de sangue no feriado prolongado

O Hemosul de MS vai adotar um esquema especial de atendimento para receber doações de sangue no período de feriado prolongado.

Mesmo com os decretos de ponto facultativo na quinta-feira (6) e feriado nacional na sexta-feira (7), a rede permanece aberta para em horários especiais para receber as importantes doações de sangue que ocorrem no período.

Na quinta-feira, o atendimento ocorre em toda a rede de recebimento de doações de sangue de Mato Grosso do Sul no período da manhã, das 7h às 12h. A única unidade que não haverá expediente é a de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

Já na sexta-feira, nenhum Hemosul funcionará devido ao feriado. O retorno ao trabalho ocorrerá no sábado (8), no horário corriqueiro de atendimento desse dia: das 7h às 12h. Esse atendimento realizado apenas no Hemosul Coordenador, em Campo Grande, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, e na unidade de Três Lagoas.

Doadores de todos os grupos sanguíneos são bem vindos. Para doar, basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.

Além disso, há os critérios tradicionais, elencados logo abaixo:

Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:

Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos.

Jovens a partir dos 16 anos, com autorização do responsável.

Não estar em jejum.

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Pesar mais de 50kg.

Feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

Tratamento dentário a menos de 7 dias.

Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida).
Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses.
Gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.
Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.

Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316.