Homenagem à Helena Meirelles oficializa seu nome como símbolo da música de MS
A ALEMS eternizou o nome da cantora e compositora Helena Meirelles em razão de sua contribuição para a música de MS. A Mesa Diretora da Casa de Leis publicou, na edição do Diário Oficial (10), a Resolução 6/2025. Essa norma altera dispositivos da Resolução 10/2024. A resolução institui, no âmbito do Parlamento, a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem é dedicada à compositora, cantora e violeira, símbolo da música sul-mato-grossense e brasileira. O documento está disponível na página três, em Atos Normativos.
Conforme a nota, a resolução passa a vigorar com a seguinte redação na ementa: “Institui, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem à Helena Meirelles.” A sessão solene na Assembleia Legislativa para a entrega das honrarias acontecerá na semana do nascimento de Helena Meirelles, em 13 de agosto. A alteração na resolução consiste na retirada da palavra “centenário” do texto original, para tornar a honraria permanente. Assim, desvincula-se de uma comemoração específica.
Além disso, o deputado estadual Caravina (PSDB) destinou as homenagens às mulheres música-instrumentistas do Estado, nos mais variados segmentos musicais. Para o deputado, a manutenção da medalha e do diploma como distinções permanentes permitirá enaltecer a contribuição histórica de Helena Meirelles. Além disso, possibilitará reconhecer, ano após ano, mulheres que se destacam na promoção da cultura, da música e das tradições populares.
Acompanhe o trabalho dos parlamentares
Acompanhe toda a cobertura pelas mídias sociais oficiais, como Facebook, Instagram, X e Youtube. Além disso, acesse o Portal da ALEMS, onde você também encontra a galeria de imagens. Assista ao vivo pela TV Assembleia MS, nos canais 7.2, sinal aberto da TV ALEMS, e canal 9 da Claro NET TV, assim como no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou, se preferir, no link da Rádio ALEMS.
Fonte: ALEMS