Você está visualizando atualmente Guia de Raças: Kunekune, o porco de estimação da Nova Zelândia
O KuneKune é uma raça de porco de estimação original da Nova Zelândiae seu nome significa “gordo e redondo” em Maori.

Guia de Raças: Kunekune, o porco de estimação da Nova Zelândia

Uma raça de porcos de estimação natural da Nova Zelândia, os Kunekunes se destacaram por seu temperamento dócil e inteligente

O KuneKune é uma raça de porco original da Nova Zelândiae seu nome significa “gordo e redondo” em Maori, apesar de ser uma raça um pouco menor do que outras neozelandesas. Sua origem exata é incerta, pois seus registros iniciais não a diferenciavam de outras raças.

A estimativa mais aceita, de acordo com a Associação de KuneKune da Nova Zelândia, é que a raça tenha sido levada por baleeiros, por volta dos anos de 1800, e foram comercializados com o povo Maori.

Na Nova Zelândia, a história da raça é estreitamente ligada ao povo Maori, que valorizava a raça devido à sua natureza tranquila, se mantendo sempre próximos aos assentamentos e, dessa forma, se tornando bons animais domésticos. Também eram valorizados pela quantidade de carne e gordura, sendo a gordura utilizada para conservar alimentos..

O renascimento da raça

Ao final da década de 1970 havia apenas cerca de 50 porcos Kunekune em toda a Nova Zelândia. Com um trabalho de preservação realizado em 1978, usando apenas seis fêmeas e três machos, a raça foi recuperada.

Hoje existem milhares de porcos Kunekune pelo país e, graças a sua natureza calma e inteligente, eles são considerados animais de estimação.

Características físicas

O Kunekune é um porco de pernas e focinho curtos, com grande profundidade de gordura, proporcionando contornos corporais mais arredondados. As borlas, ou barba, têm aproximadamente 4 cm de comprimento e ficam penduradas nas laterais da mandíbula inferior.

Embora faça parte do gene dominante, nem todos os porcos da raça têm essa barba característica. Ocasionalmente, os leitões podem nascer com apenas uma borla ou, às vezes, podem perdê-las devido a lesões.

Para manter essa característica, muitos criadores preferem usar apenas porcos com borlas para reprodução. No entanto, quando um Kunekune com borlas é cruzado com outra raça, os filhotes também nascerão com borlas – ou seja, nem todos os porcos com borlas são Kunekune puro.

Pelagem

Filhotes de Kunekune

A cor e a textura da pelagem do Kunekune podem variar consideravelmente. As cores mais comuns são preto, preto e branco, marrom, dourado, bege e creme, às vezes com manchas de cores diferentes distribuídas aleatoriamente.

A textura da pelagem pode variar desde pelos curtos e sedosos, dando uma aparência elegante, até cachos longos e grossos, que dão uma aparência mais desleixada. A pelagem também varia de acordo com a época do ano, resultando em uma diferença marcante entre a pelagem no inverno e no verão, quando a queda de pelos é mais comum.

Comportamento

O Kunekune é um porco geralmente calmo e sociável que gosta de estar próximo aos humanos. Eles são inteligentes, engenhosos e afetuosos, gostam de receber carinho e são apaixonados por comida. É um animal que convive bem com outros pets e com crianças, por ser bastante dócil.

Existem Kunekunes no Brasil?

Apesar de muitos criadores venderem porcos denominados como Kunekune, a raça não existe oficialmente no Brasil. “O que temos aqui é um grande mestiço. O mini porco brasileiro é oriundo da cruza de diversas raças”, diz Izabelle Joanny de Oliveira, médica veterinária especialista em mini pigs.

“Os nossos criadores mais antigos trabalham a cerca de 25 anos no aprimoramento genéticos de raças de porcos brasileiros, especialmente o Caruncho. Eles são semelhantes, mas, na verdade, não existem KuneKunes no Brasil!”

Filhote de kunekune
Fonte: ig